Como Cuidar De Orquídeas No Inverno

PUBLICIDADE

As orquídeas são flores frágeis que necessitam de cuidados especiais, por isso algumas pessoas sentem dificuldade para lidar com o trato diário das plantas. O cultivo deve considerar fatores como iluminação, umidade e adubação, tudo em prol do bem-estar das orquídeas durante as diferentes temporadas do ano.

Existem ainda peculiaridades no cultivo de cada espécie, ou seja, algumas orquídeas são mais sensíveis que outras e necessitam de cuidados apropriados. Criar um ambiente natural e agradável para as flores é critério fundamental para que seu jardim (ou estufa) se mantenha sempre bonito e contribua com o paisagismo da residência.

As orquídeas constituem uma das maiores famílias de plantas que existe, se apresentando em diferentes cores, tamanhos e formatos. Cada gênero é reconhecido por sua beleza nata e tem o cultivo propício para uma determinada estação do ano. O desabrochar das flores de uma orquídea exibe uma beleza nata e requer cuidados especiais para que o efeito dure por mais tempo.

PUBLICIDADE

As dicas para cuidar de orquídeas são diversificadas e levam em consideração as necessidades da planta para cada estação. Em primeiro lugar, é necessário escolher o espaço ideal da casa para montar uma estufa ou colocar a orquídea, de modo que o ambiente crie condições para a sua manutenção da vida. Uma claridade razoável do sol pode tornar a planta mais saudável e bonita.

O cultivo da orquídea despreza o excesso de água, ou seja, a umidade precisa se apresentar na dose certa para não prejudicar a raiz da planta e até matá-la pela falta de oxigênio. O ideal é regar a orquídea de 2 a 3 vezes por semana, avaliando a necessidade de umidade de acordo com o estado do substrato.

A adubação é um fator importante para a qualidade de vida da orquídea, afinal, é através disso que a planta absorve os nutrientes necessários para o seu crescimento. Tudo deve ser dosado na hora de adubar, qualquer exagero pode prejudicar a orquídea e comprometer sua beleza. O adubo deve ser colocado numa quantidade controlada, de modo que a cada irrigação consiga liberar os nutrientes. Os substratos orgânicos representam a melhor opção na hora de adubar.

Os cuidados com as orquídeas no inverno precisam ser ainda mais cautelosos, afinal, a sensibilidade das plantas aumenta. A temperatura é um fator que de certa forma influencia no cultivo, por isso algumas espécies liberam flores na temporada de calor e outras no frio.

A troca do vaso deve acontecer quando a ramificação se apresentar de forma excessiva, impedindo desse modo que a qualidade de vida da planta seja afetada. Os cuidados com a orquídea também consideram o extermínio de pragas como pulgões e as cochonilhas.

Agora que você já sabe como cuidar de orquídeas no inverno, não deixe de cultivar essa belíssima planta em sua casa.

PUBLICIDADE

Leia também:

6 Comentários

  • Estou começando o cultivo de orquídeas e gostaria de ter informações. Obrigado.

  • Cristina dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  • Eu precisaria saber a quantidade de regrar as orquídeas no inverno.

  • bom dia ,meu nome é marcia e estou montando um orquidario em uma areia de luz que sai no quarto de minhas filhas mas as folhas estão ficando amarela por que motivo, já coloquei tela .obrigado

  • Vamos inserir esta informação em breve!

  • ola eu luciana gostaria de fazer um curso gratis de cultivar as orquideas mas se for pela internet pois moro em mogi das cruzes seria bem mais facil para mim se for desta maneira desde ja eu agradeco aguardando a tua resposta

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.