Tecnologia

Como cuidar da bateria do smartphone

Por Andre

Que os smartphones chegaram para facilitar demais a nossa vida ninguém duvida. Com eles, podemos acessar a internet em praticamente qualquer lugar, verificar caminhos e rotas alternativas através do GPS, tirar fotos e gravar vídeos de boa qualidade, se divertir jogando e, é claro, fazer ligações, entre várias outras funcionalidades.

Tomando alguns cuidados, a bateria do seu smartphone pode durar muito mais (Foto: Divulgação)

No entanto, de nada adianta ter dezenas de recursos muito úteis e interessantes em um aparelho super compacto e bastante leve, se a bateria dele não dura mais que algumas poucas horas e sempre te deixa na mão, justamente naqueles momentos em que você mais precisava dele.

Mas como a maioria das baterias presentes tanto nos smartphones quanto nos tablets e em outros aparelhos eletrônicos é de íon-lítio, existem boas alternativas para aumentar a sua duração. Confira abaixo algumas dicas e saiba como cuidar da bateria do smartphone.

Aumentando a duração da bateria do smartphone

Deixe as redes Wi-Fi e 3G ligadas somente quando estiver usando uma delas (Foto: Divulgação)

Uma das melhores maneiras de aumentar a duração da bateria do smartphone é desligar as conexões Wi-Fi e 3G quando elas não estiverem sendo utilizadas, pois ambas consomem bastante energia. A mesma regra vale para o Bluetooth e o GPS, que só devem ser acionados quando forem realmente necessários.

Outro modo de cuidar da bateria do smartphone e aumentar a sua vida útil é mantê-la carregada com mais de 50% na maior parte do tempo. Não se preocupe com o tal “efeito memória”, que é válido apenas para as baterias de níquel. Dessa forma, não é preciso esperar que ela descarregue completamente para ligar o celular na tomada.

Evite deixar o celular guardado no carro fechado, principalmente se o veículo estiver estacionado em um local muito quente (Foto: Divulgação)

Além disso, evite, sempre que possível, deixar o smartphone em locais muito quentes, como no interior de um carro fechado, pois o calor é um dos maiores inimigos das baterias de íon-lítio. Quanto mais quente o aparelho estiver, maior será o consumo de energia, mesmo que ele esteja no modo stand-by.

Outras dicas para cuidar da bateria do smartphone

Apesar da praticidade, o uso constante dos carregadores wireless pode causar a diminuição da vida útil da bateria (Foto: Divulgação)

Evitar usar os carregadores sem fio é outra dica para cuidar da bateria do smartphone. Isso se deve justamente à degradação causada pelo calor, citada acima, já que os carregadores wireless geram bastante calor, podendo contribuir para a diminuição da vida útil da bateria.

Também é bom evitar descarregar completamente a bateria, algo que pode prejudicar muito o dispositivo, quando feito frequentemente. Caso vá deixar seu smartphone guardado durante um tempo, sem utilizá-lo, tente deixá-lo com pelo menos 40% da bateria carregada.

Recomendado para você

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Como criar um QR Code

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *