Tecnologia

Como criar senhas seguras

Por Andre

Com o uso cada vez maior dos meios digitais para transações bancárias, compras online e armazenamento de dados importantes, é fundamental saber como criar senhas seguras para manter as suas informações pessoais bem longe dos cibercriminosos.

Como criar senhas seguras (Foto Ilustrativa)

Na hora de criar uma senha, seja para acessar as redes sociais, o internet banking ou a conta de e-mail, grande parte das pessoas opta por códigos simples, como “12345”, ou por palavras e expressões populares, como “dinheiro”, “amizade” e “Deus”, que são bem fáceis de lembrar.

O problema é que essas senhas simples são muito fáceis de quebrar, já que normalmente são as primeiras a serem testadas pelas pessoas mal-intencionadas, ao tentar invadir contas alheias, interessadas em roubar dados sigilosos de outros internautas.

Cuidados ao usar o internet banking

Como criar senhas seguras

As senhas fortes devem mesclar letras maiúsculas e minúsculas com números, caracteres especiais e símbolos (Foto Ilustrativa)

Se você quer manter os seus dados seguros, o primeiro passo é criar uma senha complexa e difícil de ser quebrada. Para tanto, crie uma password combinando letras maiúsculas e minúsculas com números e símbolos. De preferência, use mais de uma palavra e acrescente espaços entre elas, para dificultar ainda mais a quebra.

Outra dica importante é que a senha deve ter, no mínimo, 8 caracteres, mas se você quiser torná-la ainda mais complexa, o ideal é que a combinação tenha mais de 14 caracteres (empresas especializadas em segurança afirmam que as senhas longas são mais eficientes que as senhas curtas com caracteres aleatórios).

Fazendo isso, você dificulta a ação de cibercriminosos (Foto Ilustrativa)

PassBox: download, baixar

E como fazer para criar uma senha segura e fácil de lembrar? Nesse caso é possível, por exemplo, usar uma frase longa, que signifique algo para você, e transformá-la em um código, com letras maiúsculas e minúsculas misturadas, substituir letras por símbolos e números e acrescentar vários espaços.

Algo ainda mais simples de se fazer para lembrar a senha é anotá-la em um papel e guardá-lo em local seguro, longe dos bisbilhoteiros, ao qual somente você tenha acesso.

Outras dicas

Não se esqueça de criar senhas diferentes para o internet banking, as redes sociais, o e-mail e outros serviços online (Foto Ilustrativa)

Dicas de segurança para comprar na internet

Agora que você já sabe como criar senha forte, fique atento também a outras dicas de segurança, como:

  • Não use a mesma senha para vários serviços.
  • Troque as suas senhas regularmente.
  • Evite usar datas de aniversário, nomes dos pais e fatos marcantes em suas senhas.
  • Se disponível, use o serviço de verificação em duas etapas.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *