Menu

Saúde

Atualizado em 27 de maio de 2011, às 18:00 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Contar as Semanas de Gestação

Como Contar as Semanas de Gestação Como Contar as Semanas de Gestação

A contagem da gestação pode ser um pouco complicada, mesmo porque temos a mania de considerar um mês como se fossem quatro semanas. Na verdade, essa é uma conta que pode ser usada para diferentes ocasiões, mas um mês não tem 28 dias (4 semanas x 7 dias). Por esse motivo, a gestação pode ter alguns meses e semanas diferentes, que em contas tradicionais não bateriam.

Através da internet você encontra alguns programinhas ou mesmo calculadoras desenvolvidas especialmente para esse tipo de conta. É só informar mais ou menos o numero de semanas ou ainda a contagem mensal. Assim, o aplicativo te mostra o resultado que deseja, sem em semanas ou meses. Se fossemos considerar que cada mês tem quatro semanas, que é o que muitos fazem, na contagem de semanas o bebê nasceria quase de 10 meses. A gestação humana é então de nove meses, ou seja, exatamente 39 semanas. Complexo? Fique calma, existem diferentes tipos de tabelas e calculadoras que podem te ajudar nessa contagem.

gestante22 Como Contar as Semanas de Gestação

Se você deseja calcular as semanas de gestação, considere o mês exatamente com os dias que ele possui. O bebê nasce de 39 semanas, então você pode contar semana a semana, com sete dias. São duas coisas diferentes e você deve separar essa contagem. Oito semanas não são dois meses, como qualquer pessoa iria calcular. Os sites especializados em gestação oferecem essas calculadoras, mas com algumas tabelinhas você pode se localizar na sua gestação. Os médicos também ajudam nessa contagem. Para quem faz o acompanhamento mês a mês, o médico pode ajudar a entender esse acompanhamento da gestação, seja em dias, semanas ou então meses.

gestante12 Como Contar as Semanas de Gestação

Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas. Mas 40 semanas a partir de quando? Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação. Caso você não ainda saiba como contar as semanas de gestação, a seguir confira uma tabelinha que informa as semanas correspondentes aos meses.

1 mês : 4 semanas e 2 dias.

2 meses : 8 semanas e 4 dias.

3 meses : 13 semanas

4 meses : 17 semanas e 2 dias.

5 meses : 21 semanas e 5 dias.

6 meses : 26 semanas

7 meses : 30 semanas e 2 dias.

8 meses : 34 semanas e 5 dias.

9 meses : 39 semanas

Percebeu a diferença de uma contagem exata e uma contagem popular, ligando um mês à quatro semanas? Pois bem. Então não se assuste se o médico falar que você está de 32 semanas e você pensar que é 8 meses. Não, não é assim. Oito meses é referente à 34 semanas e 5 dias. Com o tempo você acostuma e percebe que é uma contagem simples e que pode ser consultada nessa tabelinha se por acaso você se perder.

Em casos de cesárea, tem como escolher a data do parto. Essa escolha é feita em cima da contagem das semanas. O que varia é alguns dias, mesmo por que o feto precisa estar em total formação. Converse com o médico que acompanha sua gestação. Outra informação importante para contar o tempo é o dia em que houve a relação sexual que pode ter ocasionado essa gravidez. Assim a contagem fica mais fácil e pode ser realizada

 

 

 

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.