Como consumir carboidratos sem prejudicar a saúde

PUBLICIDADE

Os carboidratos são as substâncias responsáveis pela energia do nosso corpo. Sem eles, ficaríamos doentes e, inclusive, não conseguiríamos emagrecer, no caso de estarmos fazendo regimes. Pode parecer estranho isso, afinal, carboidrato não engorda?

Pães são indispensáveis

Existem inúmeros artigos que falam sobre os carboidratos. Em muitos, são tidos como vilões; em outros, como heróis. O fato é que você não conseguiria ficar por mais de duas semanas sem ingerir os queridos amiguinhos, em questão. Seu corpo ficaria fraco, teria as reservas de energia esgotadas e, a partir disso, seu organismo passaria a “roubar” energia de outros locais, como açúcares e gorduras, causando problemas como a cetoacidose (aumento dos níveis da substância ácida cetona, que é produzida quando os níveis de insulina baixam, devido à falta de alimentação). Tonturas, enjoos, fraqueza e dificuldade de respiração são alguns dos sinais da falta de carboidrato, no sangue; porém, os sintomas podem evoluir, culminando num quadro grave.

Como os carboidratos agem no nosso organismo

Ao ingerirmos carboidratos, estes são convertidos em glicose, no fígado. Lá, essa glicose fica estocada, como fonte de energia, utilizada em diversas funções do organismo. Sempre que o corpo necessita desta energia, em qualquer parte dele, o cérebro envia uma mensagem ao fígado; este órgão, então, libera a glicose. Para que a glicose possa se transformar em energia, no sangue, o nosso amiguinho pâncreas produz um hormônio chamado insulina, que faz essa transformação.

PUBLICIDADE
Massas e grãos - fontes de carboidratos

As pessoas diabéticas têm pâncreas que não produzem a insulina. Por isso, a glicose acumulada não consegue se transformar em energia e fica “passeando” pelo sangue. Por isso, os diabéticos precisam tomar doses diárias de insulina.

Tome alguns Cuidados para não desenvolver diabetes.

Os carboidratos, como sabemos, são transformados em energia e, para que esse processo funcione bem, o pâncreas é imprescindível. Se a pessoa consumir carboidratos excessivamente, com o passar do tempo, o pâncreas vai começar a pedir socorro, inevitavelmente. Isso acontece devido ao trabalho “escravo” do órgão, que não suporta produzir tanta insulina! Portanto, essa pode ser a causa da diabetes tipo 1, além do aumento do colesterol ruim, hipertensão e entupimento dos vasos, podendo causar doenças cardíacas.

Como se vê, apesar dos carboidratos serem indispensáveis ao nosso organismo, eles também podem prejudicar a saúde, se não forem consumidos moderadamente. Tudo no nosso organismo funciona desta forma e disso você, que é esperto, sabe muito bem.

Como consumir corretamente os carboidratos

Os carboidratos são encontrados, principalmente, em alimentos como farinha (todos os tipos), massas em geral (macarrão, nhoque, etc), pães, doces, batatas (e seus derivados), leite (e seus derivados), arroz, grãos, farelos, entre outros; até mesmo nas frutas os carboidratos estão presentes, embora estejam em quantidades muito menores. Para que você evite escravizar o seu pâncreas e se previna contra outras doenças, a dica é ter bom senso e não exagerar.

Coma de três a seis porções pequenas de carboidratos, diárias. Prefira fazer estas refeições ao longo do dia. Não deixe para comer tudo de uma só vez, numa única refeição. Isso irá fazer com que você fique sonolento, com sensação de estufamento no estômago e indigestão. Já pensou em ter de voltar ao trabalho, nestas condições?

PUBLICIDADE
Batatas e seus derivados contêm grande quantidade de carboidratos

Dê preferência, sempre, aos alimentos integrais. Eles irão contribuir com a sua beleza, também. Carboidrato engorda, sim! Para saber sobre mais benefícios destes alimentos, leia: Acrescente Alimentos Integrais à Sua Vida.

Outra dica é nunca, nunca mesmo, abandonar o consumo destas substâncias. Mesmo que você esteja fazendo uma dieta, para que se mantenha forte e saudável, necessita consumir os alimentos que irão lhe fornecer energia: os carboidratos.

Observação: O Mundo das Tribos aconselha a consulta com profissionais da saúde, antes que você se decida por qualquer mudança em seus hábitos alimentares. Os médicos são as pessoas indicadas para orientá-lo em sua alimentação.

Batata doce - preferência entre os atletas

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.