Menu

Serviços

Atualizado em 22 de junho de 2010, às 23:26 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Como Consultar Saldo e Extrato do FGTS – Fundo de Garantia

Como Consultar Saldo e Extrato do FGTS Fundo de Garantia Como Consultar Saldo e Extrato do FGTS   Fundo de Garantia

O Fundo de Garantia, também conhecido como FGTS, é um direito que todo trabalhador tem e que é pago pelo empregador. O valor é depositado todo mês e equivale à cerca de 8% do salário total do funcionário. Esse é fundo que assegura o funcionário em caso de demissão sem justa causa e também permite alguns benefícios, como financiamentos imobiliários, entre outros.

O FGTS é destinado aos trabalhadores com carteira assinada e também em outras categorias, como trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros, atletas profissionais, e demais tipos. Esse é um assunto que acaba causando muitas discussões no país, pois muitos empregadores se negam a depositar o fundo de garantia e isso vai contra a legislação brasileira. Todo trabalhado dentro das especificações necessárias do FGTS tem direito à ter o “bônus” todo mês e ainda sacar dentro de um determinado período. O ideal é que esse dinheiro seja poupado em caso de demissão ou afastamento, mesmo por que é para isso que foi criado.

A Caixa Federal Econômica, empresa destinada à administração de serviços como esse, é quem fornece dados e informações aos trabalhadores, seja em relação ao FGTS, aposentadorias e demais direitos. Muitas pessoas se perguntam sobre como consultar FGTS online, e a resposta é bem simples. Acessando o site da Caixa Federal, você encontra inúmeros serviços online, bem como a consulta ao FGTS. Através da página você consegue saber o seu saldo FGTS pela internet. Para isso basta você fornecer alguns dados pessoais e trabalhistas.

A maioria das pessoas buscam pelo extrato FGTS online, onde você consegue observar e controlar tudo o que foi depositado e retirado do Fundo de Garantia. Além da internet, você ainda pode ter consultas e informações emitidas diretamente em seu aparelho celular. A Caixa vem inovando e disponibilizando o que há de melhor para os trabalhadores brasileiros. Todo trabalhador que está inscrito no Programa FGTS, pode consultar o fundo de garantia através da internet, pelo celular ou mesmo nas agencias físicas da Caixa.

Para emitir extrato FGTS Caixa você precisa informar o número de seu NIS (PIS/PASEP/NIT) e sua senha. Se você ainda não tem senha, basta fornecer o número do NIS e clicar em OK. Com isso você poderá criar sua senha de acesso e fazer suas consultas quantas vezes desejar por mês.