Menu

Serviços

Atualizado em 9 de janeiro de 2013, às 13:58 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como consultar PIS na internet

No site da CAIXA você pode consultar todas as informações a respeito do PIS, se tem direito ao abono ou a sacar os rendimentos e a data de liberação do pagamento, entre outros detalhes.

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício criado em 1970, pelo Governo Federal, que tem o objetivo de promover a integração do empregado com o desenvolvimento da empresa, possibilitando uma melhor distribuição da renda nacional.

563990 como consultar pis na internet Como consultar PIS na internetPara consultar o PIS na internet basta acessar o site da CAIXA (Foto: Divulgação)

Dessa forma, os trabalhadores das empresas privadas, que se encaixam em determinados pré-requisitos, recebem o PIS anualmente, no valor de um salário mínimo, cujo pagamento é feito através da Caixa Econômica Federal. O calendário de pagamento do abono varia conforme a data de nascimento do trabalhador.

A título de informação, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um programa semelhante ao PIS, porém destinado aos funcionários públicos civis e militares, também pago anualmente, através do Banco do Brasil.

Leia também: Como saber se o PIS foi cadastrado

Quem tem direito a sacar o PIS

563990 como consultar pis na internet 1 Como consultar PIS na internetOs trabalhadores que têm direito ao PIS recebem um salário mínimo, nos valores vigentes no momento do saque (Foto: Divulgação)

Têm direito a sacar o PIS os trabalhadores cadastrados há mais de cinco anos no PIS/PASEP, contados a partir da data de inscrição, que tenham trabalhado durante o período mínimo de 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base (ano anterior), com carteira de trabalho assinada por empresa.

Além disso, o trabalhador deve ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês. Outro requisito para sacar o PIS diz respeito à RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base, cujos dados devem ter sido informados corretamente e em tempo hábil pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego.

No caso dos trabalhadores cadastrados no PIS até o dia 4 de outubro de 1988 e que possuam saldo na conta do PIS, há ainda o direito a sacar os rendimentos do benefício, em valores menores que os pagos no abono.

Saque até 28 de junho de 2013: Abono salarial 2012-2013 – consulta, quem tem direito

Consultando o PIS na internet

563990 como consultar pis na internet 2 Como consultar PIS na internetPara consultar as informações do PIS na web, é preciso ter o número do benefício e uma senha de acesso (Foto: Divulgação)

Para saber se você tem direito ao abono salarial ou a sacar os rendimentos do PIS, assim como o calendário de pagamentos, basta acessar o site da CAIXA (www.caixa.gov.br), clicar na seção “Você”, depois em “Serviços Sociais”, “PIS” e “Consulta ao Pagamento”, ou acessar diretamente a página de “Serviços ao Cidadão” da CAIXA.

Na página, é necessário digitar o Número de Identificação Social – NIS (PIS/PASEP/NIT), sem pontos e sem hífen, além da sua senha de acesso ao site (não se trata da senha do Cartão Cidadão). Caso ainda não possua a senha, você deve informar o número do PIS/PASEP e clicar no botão “Cadastrar Senha”, para obter o código.

Com a senha em mãos, basta voltar à página e repetir os procedimentos, para ter acesso ao sistema online do PIS, onde estarão disponíveis todas as informações a respeito do benefício. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da CAIXA, por meio do telefone 0800-726-0101 (opção 2).

Conteúdo avaliado com média: