Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como consultar extratos antigos do FGTS pela internet

O novo serviço online disponibilizado pela Caixa permite, a qualquer trabalhador, consultar os extratos do FGTS dos últimos 25 anos.

A Caixa Econômica Federal acaba de disponibilizar uma nova ferramenta que permite consultar, pela internet, o extrato dos lançamentos dos últimos 25 anos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Anteriormente, o trabalhador só conseguia obter, de forma online, os registros dos últimos seis meses.

A partir de agora, é possível conferir o extrato dos últimos 25 anos do FGTS pela internet (Foto: Divulgação)

Com a nova funcionalidade, batizada de “Extrato Completo”, é possível acompanhar os lançamentos do FGTS feitos pelo empregador e ficar atento para saber se ele está em dia com as obrigações, já que algumas empresas não fazem os depósitos corretamente, deixando os funcionários sem receber o dinheiro, nos casos de aposentadoria ou demissão por justa causa.

Dessa forma, o uso frequente da ferramenta para consultar extratos antigos do FGTS pela internet pode ajudar a evitar essa má conduta de não depositar o FGTS adotada por várias empresas, lembrando que se o trabalhador encontrar alguma irregularidade, pode ingressar com ação trabalhista na justiça.

Como fazer a consulta

Para acessar o sistema, é preciso se cadastrar (Foto: Divulgação)

Para consultar o FGTS pela internet, utilizando a nova ferramenta, você deve acessar o site www.caixa.gov.br ou a página www.fgts.gov.br. No site da Caixa, clique nos links “Você”, depois “Serviços Sociais”, “FGTS” e por último “Extrato de FGTS”. Já na página oficial do fundo de garantia, clique em “Extrato do FGTS” e depois em “Consultar Extrato do FGTS”.

Em ambos os casos, será aberta uma nova página, na qual é preciso informar o número do PIS/PASEP (encontrado na carteira de trabalho) e digitar a sua senha. Caso não seja cadastrado no serviço, você pode se cadastrar na hora, clicando em “Cadastrar senha”. Basta digitar o código desejado e aceitar o Termo de Cadastramento. Em seguida, digite a senha e o código de verificação para acessar o sistema.

Já na página de consulta ao FGTS, clique em “Extrato Completo” e confira os lançamentos dos últimos 25 anos. No mesmo extrato, também estará disponível o saldo do fundo de garantia, que pode ser utilizado, entre outras coisas, para financiar um imóvel.

Outros serviços disponíveis

Qualquer trabalhador com carteira assinada pode consultar o sistema (Foto: Divulgação)

Além da ferramenta para consultar online os depósitos dos últimos 25 anos do FGTS, também estão disponíveis, na mesma página, diversos outros serviços. Você pode, por exemplo, atualizar o seu endereço para receber o extrato impresso em casa ou cadastrar seu e-mail para recebê-lo via web.

Também dá para se cadastrar no serviço gratuito de envio de mensagens SMS para conferir diversas informações no celular, como o saldo do FGTS atualizado e corrigido, o valor depositado mensalmente pelo empregador e a liberação de saque, entre outros detalhes.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL