Menu

Serviços

Atualizado em 8 de maio de 2012, às 8:05 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como conseguir segunda via de título de eleitor

A segunda via do título pode ser tirada em um cartório eleitoral, mas não deixe para a última hora.

O primeiro turno das eleições de 2012 será realizado no dia 7 de outubro e o segundo em 28 do mesmo mês. Serão eleitos prefeitos e vereadores nos municípios do País. No Brasil, votar é obrigatório para quem é maior de 18 anos e facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. Para os aptos a votar, é necessário se atentar às datas para obtenção de título e transferência. Os esquecidos, que porventura não se recordem onde deixaram o título ou o perderam precisam solicitar a segunda via.

441662 eleições 2012 1 Como conseguir segunda via de título de eleitorPrefeitos e vereadores serão eleitos nessa votação (Foto: divulgação)

Para solicitar a expedição de uma segunda via do título eleitoral é preciso ir pessoalmente até o cartório eleitoral em que se está inscrito, portando o RG ou outro documento de identidade com foto – de acordo com o Tribunal Eleitoral, o novo modelo de passaporte não pode ser usado para a identificação de fins eleitorais, porque não possui os dados referentes aos pais do eleitor. Uma vez no cartório, é necessário preencher um requerimento de solicitação da segunda via do Título Eleitoral. Isso pode ser feito até 10 dias antes da data da eleição e a segunda via apenas pode ser expedida senão constarem alterações desde a data da inscrição do eleitor.

441662 eleições 2012 Como conseguir segunda via de título de eleitorO voto consciente é a melhor forma de melhorar o País (Foto: divulgação)

No entanto, termina, nesta quarta-feira (9), o prazo para regularizar o título, tirar o documento pela primeira vez ou transferir o local de votação para outro município ou zona eleitoral. Eleitores com deficiência e os idosos também têm até o dia 9 para pedir transferência para uma seção especial, de fácil acesso.

Saiba mais: Calendário de propaganda Eleitoral 2012

Para tornar o atendimento mais ágil, o eleitor pode pedir sua inscrição ou transferência pela internet no sistema Título Net, preencher os dados online e comparecer depois a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral. Quem for tirar o título pela primeira vez precisa levar a carteira de identidade, o certificado de quitação com o serviço militar (homens acima de 18 anos) e um comprovante de residência. A carteira de motorista e o passaporte não são aceitos para identificação.

441662 eleições 2012 2 Como conseguir segunda via de título de eleitorPrazo para tirar título termina nesta semana (Foto: divulgação)

O prazo é o mesmo para quem deseja transferir seu título eleitoral de município ou zona eleitoral. O eleitor pode fazer a solicitação pela internet também, e ir posteriormente ao cartório eleitoral correspondente à rua de sua residência em até cinco dias corridos, levando comprovantes de votação das eleições anteriores, documento de identidade e comprovante de endereço recente.