Como Conseguir Remédios Gratuitos

PUBLICIDADE

A população brasileira gasta muito dinheiro com a compra de remédios e isso foi comprovado através de uma série de pesquisas. Mesmo se tratando de genéricos, as compras nas farmácias acabam apertando o orçamento e reduz as verbas para outros investimentos fundamentais, como educação, moradia e alimentação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui medicamentos gratuitos nos postos de atendimento espalhados pelo país, mas nem sempre os itens inclusos na receita são encontrados nas pequenas farmácias. Nesses casos, o paciente acaba gastando absurdos nas drogarias da mesma forma, sem contar com o apoio do sistema de saúde pública. Em média, uma família de baixa renda com uma pessoa doente gasta 12% do orçamento com a compra de remédios.

Foi pensando na situação da saúde brasileira que o Governo Federal junto com o Ministério da Saúde lançou um programa com o objetivo de distribuir remédios gratuitamente. A proposta conta com o apoio de farmácias e drogarias de todo o país, que já participam do outro projeto “Aqui Tem Farmácia Popular”.

PUBLICIDADE

O programa de distribuição gratuita de remédios foi intitulado de “Saúde Não Tem Preço” e já começou a ser divulgado por meio dos veículos de comunicação. Participam da proposta apenas os medicamentos para tratar diabete e hipertensão, que muitas vezes acompanham os doentes por toda a vida.

Ao lançar o “Saúde Não Tem Preço” o Ministério demonstrou preocupação com o povo brasileiro, que está mais idoso. O aumento no número de pessoas diabéticas e com pressão alta também serviu de motivo para implantar o programa em todo o país. Aposentados ou mesmo os jovens que já sofrem com hipertensão e diabete podem solicitar medicamentos.

Para conseguir remédios gratuitos é muito simples, basta ir até uma farmácia parceira do programa apresentar a receita médica junto com os documentos de identificação (RG e CPF). O farmacêutico vai avaliar se o nome do medicamento consta na lista do “Saúde Não Tem Preço” para depois entregá-lo ao cidadão.

O anúncio do programa do Governo para remédios grátis foi feito pela presidente Dilma Russeff e entra em vigor hoje, dia 3 de março. A ampliação do acesso aos medicamentos gratuitamente conta com mais de 15 mil estabelecimentos credenciados e tem como meta aumentar o número de beneficiados pelo Aqui Tem Farmácia Popular.

Leia também:

1 comentário

  • Boa tarde!
    Tenho um problema genético com os triglicerídeos, faço dieta alimentar e tratamento a base de remédios, hoje tomo ciprofibrato 2 x ao dia, e 1x ao dia acido nicotinico de 1 grama, rosuvastatina calcica de 20 mg e proepa, repeti os exames em 21/08/2013 estava com Triglicerídeos de 486, em 23/08/2013 estava com Triglicerídeos de 581, ou seja mesmo com o uso desses medicamentos não tenho um triglicerídeos normal e estável.
    Como meu problema é genético o uso desses medicamentos é continuo, não são fornecidos através do SUS, todo mês tenho um gasto fixo absurdo com esses remédios e será assim para vida toda, então venho solicitar a doação desses medicamentos ou uma ajuda.
    No aguardo.
    Grata.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.