Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Como configurar 2 roteadores na mesma rede

Como configurar 2 roteadores na mesma rede

Por Andre

Como configurar 2 roteadores na mesma rede? É o que você vai aprender lendo a matéria a seguir, que traz um tutorial simples e rápido para quem quer adicionar um segundo roteador à sua rede, aumentando o alcance do sinal da internet.

Como configurar 2 roteadores na mesma rede (Foto Ilustrativa)

Em casas, apartamentos e escritórios grandes, nem sempre é possível acessar a internet em todos os cômodos do imóvel, por melhor que seja o seu modem/roteador. Paredes grossas e outras barreiras físicas, além de alguns aparelhos, podem atrapalhar a distribuição do sinal, dificultando a conexão em pontos distantes do modem.

Nesses casos, uma solução interessante é usar dois roteadores na mesma rede, pois assim dá para levar o sinal da internet para pontos mais distantes do aparelho principal, aumentando a cobertura.

Rede Wi-Fi: como melhorar o sinal

Como configurar 2 roteadores na mesma rede

Ao adicionar um roteador secundário, é possível ampliar a cobertura da sua rede de internet (Foto Ilustrativa)

Para usar dois roteadores na mesma rede, você pode começar resetando ambos os aparelhos. Em seguida, conecte o roteador principal ao PC (via cabo ou wi-fi), vá ao menu de configuração dele e defina os dados (nome da rede, senha, segurança, etc) conforme sua preferência, e salve as informações.

Agora, desconecte o aparelho principal e ligue o roteador secundário ao computador. Acesse o menu de configuração do dispositivo e repita os mesmos passos anteriores, digitando os dados iguais aos do aparelho principal. Ainda no roteador 2, desabilite o DHCP (no aparelho 1, o DHCP deve estar ativado) e modifique o IP (passe para 192.168.1.2, enquanto o do roteador 1 será mantido como 192.168.1.1). Salve toda a configuração.

Página de configuração do roteador (Foto Ilustrativa)

Roteador Wireless mais barato, onde comprar

Logo após, conecte o roteador replicador ao roteador principal, usando um cabo de rede crossover (a extensão varia de acordo com a distância que um dispositivo ficará do outro). Uma das pontas vai em qualquer porta LAN do roteador 1, enquanto a outra será conectada a uma porta LAN do roteador 2.

Em seguida, coloque cada um dos roteadores em suas posições, ligue-os na tomada, conecte o cabo da internet ao aparelho principal e a sua rede com dois roteadores estará pronta para ser utilizada, tendo um alcance muito maior.

Informações importantes

Usar dois roteadores na mesma rede é uma solução barata e interessante de melhorar a cobertura da internet em um imóvel maior (Foto Ilustrativa)

Wi-Fi Protector: download, baixar

Para criar rede com dois roteadores, não há qualquer problema em usar aparelhos de marcas diferentes. No caso de um deles ser modem e roteador ao mesmo tempo, ele deve ser configurado como o dispositivo principal.

Recomendado para você
Serviços

Activia GVT Login

Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Aplicativos para ajudar nas compras do supermercado

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *