Tecnologia

Como configurar 2 roteadores na mesma rede

Por Andre

Como configurar 2 roteadores na mesma rede? É o que você vai aprender lendo a matéria a seguir, que traz um tutorial simples e rápido para quem quer adicionar um segundo roteador à sua rede, aumentando o alcance do sinal da internet.

Como configurar 2 roteadores na mesma rede (Foto Ilustrativa)

Em casas, apartamentos e escritórios grandes, nem sempre é possível acessar a internet em todos os cômodos do imóvel, por melhor que seja o seu modem/roteador. Paredes grossas e outras barreiras físicas, além de alguns aparelhos, podem atrapalhar a distribuição do sinal, dificultando a conexão em pontos distantes do modem.

Nesses casos, uma solução interessante é usar dois roteadores na mesma rede, pois assim dá para levar o sinal da internet para pontos mais distantes do aparelho principal, aumentando a cobertura.

Rede Wi-Fi: como melhorar o sinal

Como configurar 2 roteadores na mesma rede

Ao adicionar um roteador secundário, é possível ampliar a cobertura da sua rede de internet (Foto Ilustrativa)

Para usar dois roteadores na mesma rede, você pode começar resetando ambos os aparelhos. Em seguida, conecte o roteador principal ao PC (via cabo ou wi-fi), vá ao menu de configuração dele e defina os dados (nome da rede, senha, segurança, etc) conforme sua preferência, e salve as informações.

Agora, desconecte o aparelho principal e ligue o roteador secundário ao computador. Acesse o menu de configuração do dispositivo e repita os mesmos passos anteriores, digitando os dados iguais aos do aparelho principal. Ainda no roteador 2, desabilite o DHCP (no aparelho 1, o DHCP deve estar ativado) e modifique o IP (passe para 192.168.1.2, enquanto o do roteador 1 será mantido como 192.168.1.1). Salve toda a configuração.

Página de configuração do roteador (Foto Ilustrativa)

Roteador Wireless mais barato, onde comprar

Logo após, conecte o roteador replicador ao roteador principal, usando um cabo de rede crossover (a extensão varia de acordo com a distância que um dispositivo ficará do outro). Uma das pontas vai em qualquer porta LAN do roteador 1, enquanto a outra será conectada a uma porta LAN do roteador 2.

Em seguida, coloque cada um dos roteadores em suas posições, ligue-os na tomada, conecte o cabo da internet ao aparelho principal e a sua rede com dois roteadores estará pronta para ser utilizada, tendo um alcance muito maior.

Informações importantes

Usar dois roteadores na mesma rede é uma solução barata e interessante de melhorar a cobertura da internet em um imóvel maior (Foto Ilustrativa)

Wi-Fi Protector: download, baixar

Para criar rede com dois roteadores, não há qualquer problema em usar aparelhos de marcas diferentes. No caso de um deles ser modem e roteador ao mesmo tempo, ele deve ser configurado como o dispositivo principal.

Recomendado para você
Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Vírus no Whatsapp: Prevenção, Como Remover o Vírus

Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Tecnologia

Como criar um QR Code

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *