Menu

Decoração

Atualizado em 31 de agosto de 2011, às 21:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Combinar Reciclagem e Decoração

263243 como combinar reciclagem e decoração Como Combinar Reciclagem e Decoração

Já pensou em combinar reciclagem com decoração? Então saiba que essa idéia é possível para quem sabe usar o bom-gosto e a criatividade. Além de conseguir transformar o visual da residência com elementos reciclados, o decorador também estará contribuindo com o meio-ambiente ao reduzir a quantidade de lixo.

As pessoas que praticam a reciclagem acabam de alguma forma exercitando a imaginação. Elas podem se apropriar de técnicas para trabalhar com os materiais e até mesmo buscar inspiração nas tendências de decoração e confeccionar itens que permitam combinações mais modernas. Como se não bastasse reciclar e decorar ao mesmo tempo, é possível ainda buscar a customização de peças.

Antes de explorar qualquer idéia para decorar, procure primeiramente planejar as mudanças e coletar os materiais necessários. Em qualquer cômodo da casa é preciso manter o equilíbrio entre as peças confeccionadas com reciclados e os móveis. A atmosfera se torna mais aconchegante quando as cores, estampas e traços possuem harmonia entre si.

As idéias de decoração com reciclagem favorecem a montagem de um verdadeiro lar ecológico. O decorador criativo saberá como transformar o lixo em acessórios para complementar a aparência de cada cômodo com muito estilo. Uma das principais atitudes para renovar a decoração é a reciclagem do mobiliário antigo.

Nem toda decoração com reciclagem se resume em apetrechos de plástico, vidro, papel ou alumínio. Uma boa saída para economizar com os gastos e não prejudicar o meio ambiente é restaurando os móveis que já compõem um cômodo. A madeira desgastada pelo tempo pode ser lixada, pintada com outra cor e até mesmo receber algumas mudanças estruturais. Reaproveitando um mobiliário antigo, normalmente fica mais fácil fazer uma composição retrô para decorar.

Veja a seguir algumas sugestões para harmonizar reciclagem com decoração:

263243 como combinar reciclagem e decoração 1 Como Combinar Reciclagem e Decoração

- Caixotes de Madeira: Há muitas formas de reutilizar os caixotes de madeira na decoração. Sim, aqueles que são usados em feiras para carregar frutas e hortaliças. Esses objetos que parecem insignificantes podem ser pintados com uma nova cor ou mesmo texturizados. Uma alternativa interessante é usar os caixotes como prateleiras e revesti-los na parte interna com um tipo de tecido ou papel de parede. Alguns decoradores criativos ainda usam as peças para construir pequenas estantes.

- Garrafas de vidro: podem receber uma pintura em degradê com tintas apropriadas e se transformarem em vasos sofisticados para decorar a sala. A sugestão é bem interessante para modernizar ambientes, em especial quando se trabalha com garrafas de vinho ou champanhe. As peças podem ser coloridas, preservar a transparência ou adotar o efeito clean.

263243 como combinar reciclagem e decoração 2 Como Combinar Reciclagem e Decoração

- PET: as garrafas plásticas podem ser reaproveitadas na decoração através da reciclagem. Depois de acumular um considerável número de peças, é possível uni-las para montar móveis ou mesmo objetos decorativos. Os puffs são fáceis de confeccionar e se ajustam perfeitamente na aparência de uma sala, quarto ou varanda. Outros objetos exibem criatividade, como é o caso do porta-revistas, castiçais e vasos.

- Jornal: o ato de reciclar é capaz de transformar papel em maravilhosas peças decorativas. Antes de tudo recomenda-se aprender as técnicas de artesanato com jornal para conseguir confeccionar os melhores trabalhos. Depois, experimente apostar na montagem de cestos ou mesmo uma fruteira para adotar como enfeite na mesa de jantar.

- Bambu: considerado um material ecologicamente correto, ele pode ser usado para a construção de móveis e acessórios. Há cortinas, poltronas, cadeiras, luminárias e vasos criados com bambu para renovar a aparência de determinados ambientes. É importante ressaltar que espaços externos como a varanda possuem boa compatibilidade com o material.

Agora que você já sabe como combinar reciclagem e decoração, aproveite as idéias.

Conteúdo avaliado com média: