Menu

Beleza

Atualizado em 9 de abril de 2012, às 20:55 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como combater a queda de cabelo

A queda de cabelo é o tormento de muita gente hoje em dia, homens e mulheres sofrem desse mal. Confira algumas dicas.
419315 como combater a queda de cabelo 1 Como combater a queda de cabeloQueda de cabelo, um mal que afeta homens e mulheres

A queda de cabelo é o tormento de muita gente hoje em dia, sendo que homens e mulheres sofrem desse mal. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, indica que 25% das mulheres brasileiras entre trinta e cinco e quarenta anos e metade das que já passaram por essa idade, apresentam algum tipo de calvície. É normal perder até cem fios por dia, mas quando essa quantia começa a aumentar é sinal de problema.

As causas da calvície são variadas, e podem ser por diversos fatores como: má alimentação, desequilíbrio hormonal, stress, traumas emocionais, uso do secador de maneira incorreta, entre outros. Já nos homens as falhas são diferentes e começam a aparecer na região frontal, expondo o couro cabeludo. As mulheres só procuram ajuda para o problema quando a autoestima está abalada e a calvície está em grau avançado, pois nem sempre sabem se a queda é normal ou não.

419315 como combater a queda de cabelo 2 Como combater a queda de cabeloCair até cem fios por dia é considerado normal

Saiba como identificar a hora de procurar um especialista para combater a queda de cabelo:

- Divida os cabelos em quatro partes, passe os dedos entre os fios de cada uma delas delicadamente da raiz às pontas. Observe, se saírem mais de seis fios em cada área é sinal de que o cabelo esta precisando ser tratado, pois, esta caindo mais do que deveria.

- A queda de cabelos é mais visível durante o banho ou quando vai pentear, no entanto ainda é normal que caiam alguns fios. Só é preocupante quando caem mais de 150 fios por dia, mesmo nas situações anteriores. No outono é normal que caiam mais fios do que no verão, esse processo acontece porque a pele possui sensores de luminosidade, que sofrem mais estímulos no verão, fazendo com que cresçam mais e caiam menos.

Para diagnosticar o quadro e a existência do problema capilar, é necessário fazer exames de rotina que envolve a bioquímica do sangue para avaliar todos os hormônios e o metabolismo, dosando reservas de ferro, zinco, cobre, vitaminas e se for necessário, à pessoa pode fazer uma biopsia do couro cabeludo.

Para combater a queda de cabelo a melhor dica é ter uma alimentação saudável, se mesmo assim o problema persistir é aconselhável procurar um especialista, no caso um dermatologista. Mas alguns cuidados podem ser observados para evitar a queda, como:

- Não é recomendado prender os cabelos todos os dias, visto que, pode ocorrer uma perda de cabelo chamada de alopecia por tração, esse problema é comum em pessoas de raça negra que usam os cabelos preso por muito mais tempo.

Se a chapinha não for usada corretamente, pode danificar a haste capilar por superaquecimento tornando uma queda acentuada, por isso o indicado é usar dia sim, dia não. A mesma regra serve para escova.

Faça a higiene dos cabelos usando shampoo indicado, e a cada 15 dias hidrate os fios com cremes específicos para deixá-los mais saudáveis e com brilho. Seguindo essas dicas você vai ter cabelos saudáveis e sem queda excessiva.

419315 como combater a queda de cabelo 3 Como combater a queda de cabeloPara ter cabelos saudaveis é preciso cuidar também da alimentação