Menu

Saúde

Atualizado em 25 de maio de 2011, às 7:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Combater a Febre Alta Dicas

febre2 Como Combater a Febre Alta Dicas

Febre é uma consequência vinda da invasão de uma bactéria ou vírus no corpo humano. Este sintoma é definido como um aumento na temperatura do organismo humano no qual a temperatura normal oscila entre 36,5 e 37,2°C.. Ela acontece porque cérebro libera substâncias que elevam a temperatura corporal. A febre é também um mecanismo de proteção do corpo, pois consequentemente ativa o metabolismo e acelera a reação dos glóbulos brancos, estes trabalham na defesa do corpo contra os vírus ou bactérias.

Foi pesquisado e constatado que deve-se medicar uma pessoa que apresente o sintoma a partir do momento que sua temperatura atinja 37,8°. Há ainda algumas visões da antroposofia e da homeopatia que acreditam que a febre não se deve ser tratata, por causa dos pontos benéficos da mesma, porém em casos especiais como hipertensão, cardiopatias ou histórico de convulsões o tratamento torna-se necessário. Como em alguns casos a temperatura sobe drasticamente e faz com que a pessoa sinta muito frio e o corpo dolorido a pessoa deve ser rapidamente medicada. Alguns dos remédios mais usados para o combate à esse sintoma são o dipirona e o paracetamol, porém para se saber qual o remédio correto a usar deve-se procurar um médico.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas que ajudam no combate a febre alta, uma delas é tomar um banho com água morna, não muito quente e nem muito fria, este banho ajudará à diminuir a temperatura corporal da pessoa, porém lembre-se que não é a temperatura da água que baixa a febre, mas sim o contato da água com a pele, ou seja, a medida tomada de um banho morno é apenas para trazer maior conforto à pessoa que está no banho. Outra são as compressas ou toalhas com água fria que devem ser colocadas em lugares de maior circulação sanguínea, como as têmporas e as axilas.

febre3 Como Combater a Febre Alta Dicas

Outra medida é beber muito líquido, principalmente a água natural sem gás, chás naturais e outras líquidos que de preferência, como pode ser percebido nos exemplos, seja natural. Caso a pessoa tenha fome é essencial que satisfaça-a, não fique com fome, mas também não significa que é necessário comer enquanto bebe os líquidos, e não coma comidas artificiais e consuma alimentos saudáveis.

Diminuir as atividades físicas é outro fator que possibilita amenizar o sintoma, pois exercícios acabam por desgastar o corpo e diminuir os recursos imunológicos que são necessários no combate dos inimigos, ou seja, descanse seu corpo por um bom tempo.

Tomando os cuidados básicos é possível amenizar a febre e muitas vezes evitá-la e o uso de medicamentos podem torna-se desnecessário. Nunca use um remédio sem prescrição médica, pois caso o faça, o remédio pode não trazer o resultado esperado e alguns até podem trazer algum outro sintoma prejudicial. Como dito anteriormente a febre é um fator que pode ajudar no combate à infecção, então tomar muitas medidas contra a febre e diminuir a temperatura precocemente pode impedir que o organismo dê a largada nos mecanismos de defesa e pode acabar facilitando a ação do inimigo que invadiu o corpo.

febre1 Como Combater a Febre Alta Dicas

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.