Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Como Combater a Afta, Tratamentos

Como Combater a Afta, Tratamentos

Por Redacao

Afta é algo que incomoda demais, pois nascem em um local tão sensível como a boca, impedindo de se alimentar adequadamente. A afta é uma úlcera, ou melhor, uma espécie de ferida, que pode aparecer em qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta e úvula.

São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

Pelo alguma vez na sua vida você já teve algum tipo de afta, e sabe o quanto incomoda, e a sua causa não é bem determinada. São muito dolorosas e muitas vezes dificultam atividades simples como falar, comer e beijar. Por maior e mais numerosas que sejam não são causas de mau-hálito.

O sintoma  das aftas é a dor, que freqüentemente é mais intensa do que seria de esperar de algo tão pequeno: dura entre quatro e dez dias e piora quando a língua esfrega a ferida ou se engolem alimentos quentes ou picantes.

Em casos graves pode aparecer febre, inflamação dos gânglios do pescoço e uma sensação geral de mal-estar. Muitas pessoas afetadas por aftas sofrem-nas de forma recidivante (uma ou mais vezes por ano).

O tratamento para combater a afta é muito individual, pois tem como objetivo amenizar a dor e o incomodo. Bicarbonato de sódio: serve para diminuir a dor, pois extingue as células nervosas responsáveis por ela. Faz a afta demorar ainda mais a desaparecer. O bicarbonato destrói os tecidos saudáveis da mucosa.
Lembre-se que você não vai achar nas farmácias nenhum remédio capaz de curar a afta, somente produtos que podem abrandar seus sintomas.

Têm pomadas que formam uma película protetora sobre a ferida para que os alimentos não fiquem esbarrando nela e piorando o tormento. Outros medicamentos agem especificamente contra a dor local.
É importante distinguir as pomadas que contém apenas anestésicos e, portanto, servem apenas para alívio sintomáticos, daquelas com corticóides e anti-inflamatórios em sua fórmula que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

Os dois medicamentos mais usados para este fim são:
– Amlexanox
– Acetonido de triancinolona
O Amlexanox é o que tem apresentado os melhores resultados nos trabalhos científicos.
Segue mais algumas dicas que você pode estar usando para aliviar este problema:
•    Bochechar solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em copo de água.
•    Diluir água oxigenada em água comum e aplicar com cotonete diretamente na afta
•    Misturar Difenidramina com leite de magnésia e bochechar.

Evite contato direto de substâncias abrasivas puras como álcool e bicarbonato em pó. Isto pode irritar a lesão e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, sempre cuspa o líquido no final; nunca o engula. Cuide dasua boca e tenha uma vidade plena saúde e equlíbrio e o melhor, livre de dores e os incômodos que a afta pode causar.

Recomendado para você
Saúde

Dor após as relações sexuais: o que pode ser?

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Saúde

Alimentos que não contem Carboidratos

Bem Estar

Leishmaniose: sintomas, causas, tratamento

Comentários
  1. thays disse:

    eu ultilizo a solução de bicarbonato de sódio e o vinagre com algua morna e alivia a dor e em pouco dias você se ver livre desse mal que afeta tanto as pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *