Search

Como Combater a Afta, Tratamentos

Google plus

Afta é algo que incomoda demais, pois nascem em um local tão sensível como a boca, impedindo de se alimentar adequadamente. A afta é uma úlcera, ou melhor, uma espécie de ferida, que pode aparecer em qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta e úvula.

São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

Pelo alguma vez na sua vida você já teve algum tipo de afta, e sabe o quanto incomoda, e a sua causa não é bem determinada. São muito dolorosas e muitas vezes dificultam atividades simples como falar, comer e beijar. Por maior e mais numerosas que sejam não são causas de mau-hálito.

O sintoma  das aftas é a dor, que freqüentemente é mais intensa do que seria de esperar de algo tão pequeno: dura entre quatro e dez dias e piora quando a língua esfrega a ferida ou se engolem alimentos quentes ou picantes.

Em casos graves pode aparecer febre, inflamação dos gânglios do pescoço e uma sensação geral de mal-estar. Muitas pessoas afetadas por aftas sofrem-nas de forma recidivante (uma ou mais vezes por ano).

O tratamento para combater a afta é muito individual, pois tem como objetivo amenizar a dor e o incomodo. Bicarbonato de sódio: serve para diminuir a dor, pois extingue as células nervosas responsáveis por ela. Faz a afta demorar ainda mais a desaparecer. O bicarbonato destrói os tecidos saudáveis da mucosa.
Lembre-se que você não vai achar nas farmácias nenhum remédio capaz de curar a afta, somente produtos que podem abrandar seus sintomas.

Têm pomadas que formam uma película protetora sobre a ferida para que os alimentos não fiquem esbarrando nela e piorando o tormento. Outros medicamentos agem especificamente contra a dor local.
É importante distinguir as pomadas que contém apenas anestésicos e, portanto, servem apenas para alívio sintomáticos, daquelas com corticóides e anti-inflamatórios em sua fórmula que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

Os dois medicamentos mais usados para este fim são:
– Amlexanox
– Acetonido de triancinolona
O Amlexanox é o que tem apresentado os melhores resultados nos trabalhos científicos.
Segue mais algumas dicas que você pode estar usando para aliviar este problema:
•    Bochechar solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em copo de água.
•    Diluir água oxigenada em água comum e aplicar com cotonete diretamente na afta
•    Misturar Difenidramina com leite de magnésia e bochechar.

Evite contato direto de substâncias abrasivas puras como álcool e bicarbonato em pó. Isto pode irritar a lesão e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, sempre cuspa o líquido no final; nunca o engula. Cuide dasua boca e tenha uma vidade plena saúde e equlíbrio e o melhor, livre de dores e os incômodos que a afta pode causar.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. thays
    Publicado em 12/01/2012 às 5:08 PM [+]

    eu ultilizo a solução de bicarbonato de sódio e o vinagre com algua morna e alivia a dor e em pouco dias você se ver livre desse mal que afeta tanto as pessoas

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top