Search

Como cancelar uma compra pela internet

O cancelamento de uma compra online pode ser efetuado em até sete dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Google plus

O comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais evidência no Brasil. As lojas virtuais estão conquistando a preferência dos consumidores por causa dos bons preços e da comodidade.

O comércio eletrônico está ganhando visibilidade, mas os brasileiros ainda desconhecem os seus direitos. (Foto:Divulgação)

De acordo com uma empresa de consultoria, o e-commerce brasileiro vai crescer 16% neste ano, com um faturamento de quase US$ 20 bilhões. Os números são altos, mas seguem bem longe dos Estados Unidos. A previsão é que o mercado americano de comércio eletrônico alcance US$ 419,5 bilhões.

Como cancelar uma compra pela internet?

Comprar pela internet tem lá as suas vantagens, afinal, não é preciso nem sair de casa para receber os produtos adquiridos online. No entanto, a maioria dos consumidores ainda desconhece os direitos e deveres nas relações de consumo.

Alguns consumidores podem optar pelo cancelamento do produto comprado pela internet. Esta escolha pode ser motivada pela verificação de uma oferta melhor, pelo atraso na entrega ou simplesmente por arrependimento.

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que toda compra realizada pela internet pode ser cancelada até sete dias, a contar a partir da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto. A lei também vale para call center ou outra forma de venda à distância.

A compra feita pela internet pode ser cancelada em até 7 dias. (Foto:Divulgação)

O CDC protege o consumidor de qualquer tipo de cobrança de taxa administrativa ou multa por cancelamento. Se o indivíduo não conseguir processar o cancelamento ou ter dificuldades para chegar a um acordo com a loja virtual, ele pode buscar amparo no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).

Para fazer o pedido de cancelamento, o cliente deve entrar em contato com o serviço de atendimento da loja virtual e solicitar o estorno do valor pago. Se o produto já foi despachado pela empresa, também é necessário pedir a retirada.

As grandes empresas de e-commerce oferecem um link específico para o cancelamento. Desta forma, o consumidor pode cancelar um pedido com mais tranquilidade e rapidez.

Vale ressaltar que as leis brasileiras garantem o direito de cancelamento até mesmo em compras realizadas em lojas virtuais estrangeiras.

A loja virtual tem o dever de estornar o dinheiro. (Foto:Divulgação)

Dicas para melhorar a segurança da compra online

Antes de adquirir um produto pela internet, o consumidor precisa estar ciente da credibilidade do site para não cair em roubadas. Confira algumas dicas:

• É necessário buscar referências sobre o estabelecimento e verificar os comentários dos clientes.

• O consumidor deve verificar se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço.

• Se os preços são muito abaixo da média, então vale desconfiar.

• É preciso verificar na página se há o ‘cadeado’, pois ele representa uma garantia de que o ambiente é seguro.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Rogério Manuel Nogueira
    Publicado em 05/08/2013 às 7:18 PM [+]

    Gostei muito de ler esta matéria. Acho as compras pela internet muito interessantes e começam a ganhar vulto em nosso país.
    Pessoalmente, fiz poucas compras pela internet, pois ainda sou muito desconfiado. Já quis comprar produtos que me interessavam, em lojas que tem nome no mercado e geralmente são confiáveis. Em alguns casos, depois de preencher os dados para a compra, ao chegar à última etapa, eu acabo desistindo da compra, depois de informar todos os meus dados, pois algumas lojas pedem, também, a senha do e-mail. Aí eu desisto da compra, pois acho que fornecer nossa senha de e-mail é desnecessário e nos torna muito vulneráveis. Se quiserem nos contactar, já tem o n/e-mail, que acho ser o suficiente.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top