Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Como cancelar o envio de e-mail no Gmail

Como cancelar o envio de e-mail no Gmail

Por Andre

Você já teve a sensação de arrependimento ao enviar um e-mail? Isso acontece mais vezes do que podemos imaginar, como em situações nas quais você troca o nome da atual namorada pelo da ex, trata alguém de forma mais ríspida ou simplesmente digita errado o endereço do destinatário, por exemplo.

O Gmail oferece a possibilidade de cancelar o envio de e-mails, antes que eles cheguem ao destinatário (Foto: Divulgação)

Em casos como esses, o estrago já está feito e não há como voltar atrás, não é mesmo? Ledo engano, principalmente se você enviou as mensagens utilizando o Gmail, serviço de webmail do Google.

É que o Gmail possui uma ferramenta para desfazer o envio de e-mails, permitindo ao usuário cancelar o envio de qualquer mensagem, evitando que esses e-mails “problemáticos” cheguem aos seus destinatários.

Esse serviço já existe há algum tempo, mas ainda é bastante desconhecido da maioria dos usuários. E se você quer contar com essa funcionalidade, basta seguir as dicas abaixo e fazer algumas alterações bem simples na configuração da sua conta.

Ativando a função

Acessando o menu "Configurações" (Foto: Divulgação)

Para ativar a função de cancelar o envio de mensagens no Gmail, faça login em sua conta e, na página inicial, clique no ícone da engrenagem, localizado no canto superior direito da tela, e em seguida escolha o menu “Configurações”.

Agora, vá até a aba “Labs”, role a tela para baixo e procure pela opção “Cancelar envio”. Quando encontrá-la, clique no botão “Ativar”, ao lado dela, para que o recurso de cancelar o envio de e-mails no Gmail seja ativado.

Ativando a função de desfazer o envio (Foto: Divulgação)

Depois, é só rolar a página até o final e clicar em “Salvar Alterações”. A partir de agora, toda vez que enviar um e-mail, a opção de “Cancelar o envio” estará disponível, no alto da página, sendo mostrada logo após a mensagem ser enviada.

Seja rápido para cancelar o envio

Para cancelar o envio, você tem que ser muito rápido, pois a opção fica disponível durante poucos segundos (Foto: Divulgação)

Apesar de bastante útil, esse recurso de desfazer o envio de e-mails no Gmail tem um problema. É que o usuário tem que ser muito rápido para clicar na opção “Cancelar” antes que ela desapareça da tela. Ela fica disponível durante dois ou três segundos, sumindo logo em seguida.

Ou seja, para evitar qualquer tipo de problema, a melhor opção é mesmo revisar o e-mail que está escrevendo, pelo menos duas vezes, antes de enviá-lo, conferindo também o endereço do destinatário, para saber se é realmente aquela pessoa que deve recebê-lo.

Recomendado para você
Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Caricatura Online Grátis – Aprenda a fazer caricatura online!

Tecnologia

Top 10 Melhores Tablets em 2018

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *