Imóveis

Como avaliar imóvel antes de alugar: dicas

Antes de alugar uma residência analise os prós e contras (Foto: Divulgação)

Alugar uma casa ou apartamento para morar não é tão simples como parece. Buscar uma imobiliária confiável, olhar os classificados e perguntar para os amigos se existe um imóvel dentro das suas possibilidades para locação é só o primeiro passo. Para evitar problemas a médio e longo prazo a parte estrutural do local deve ser avaliada, de preferência, por um especialista.

A localização também é importante, isso porque se o seu lar for longe demais de seu trabalho e centros comerciais tarefas simples do dia-a-dia ficam complicadas. Além disso, pode ser que o valor do aluguel, mais os custos de transporte, tornem o negócio ruim. Facilite a sua vida sem esquecer do valor que você pode aplicar em uma moradia alugada.

Veja se a estrutura da casa está boa antes de fechar o contrato (Foto: Divulgação)

Outra dica importante está relacionada ao condomínio. Independente de ser um apartamento ou uma casa em um residencial avalie as regras, a área de lazer, o espaço comum, a permanência de animais domésticos, o comportamento dos visinhos com relação a barulho e atos que possivelmente possam causar problemas de convivência. Também é importante ler as atas de assembleias para saber se reformas ou obras estão previstas.

Lembre-se que é de responsabilidade do locatário os custos com despesas de condomínio, já reformas, manutenções, mudanças na estrutura do apartamento ou casa, pintura e qualquer pagamento de taxa referente ao imóvel que não forem referentes a serviços prestados, como água, eletricidade e telefone, são obrigações do proprietário do espaço.

Avalie os gastos com condomínio e transporte (Foto: Divulgação)

Uma boa conversa com o síndico também é aconselhável, para se interar sobre possíveis problemas no local onde você pretende passar alguns anos de sua vida. Questione se há problemas de vazamento nas casas e apartamentos ao lado, além de se certificar que o imóvel não tem pendência financeira com o condomínio.

O preço da mensalidade referente a segurança e demais valores a serem pagos fixamente enquanto você morar no local devem ser considerados antes de decidir assinar o contrato de locação. Se a vizinhança, a estrutura da casa, custos adicionais além do aluguel e a infraestrutura do bairro foram satisfatórias você pode alugar o imóvel com tranquilidade.

Recomendado para você
Comentários
  1. Alessandro Imóveis disse:

    Muito boa as dicas. Informação é o melhor negócio.

  2. Alessandro Imóveis disse:

    Muito bom conteúdo, pontos levantados de extrema importância. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *