Notícias

Como Atuam as Bebidas Energéticas – Efeitos Colaterais das Bebidas Energéticas

Por Redacao

Qual a diferença das bebidas energéticas? Como elas funcionam?
Muitas vezes somos surpreendidos por dúvidas como estas e para saber a resposta fizemos uma pesquisa.

As bebidas energéticas, como, por exemplo, o Red Bull e o Flash Power, possuem carboidrato, cafeína e taurina e tem efeito estimulante. No caso das bebidas esportivas, como por exemplo, o Gatorade, estas são isotônicas e tem o objetivo de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos, segundo a nutricionista Renata Mendes.

As bebidas energéticas costumam ser vendida em latas de 200ml a 250ml, e tem alto teor de cafeína, que estimula o estado de alerta do corpo. Elas têm a capacidade de reduzir o sono durante um tempo estabelecido. Por exemplo, quem não tem o costume de beber café todo dia, ela pode ter um efeito de três horas, conforme informações da nutricionista Fabiana Schmidt.

Para alcançar um efeito estimulante, a cafeína deve ser consumida em uma proporção do peso corporal da pessoa vezes três, de acordo com a nutricionista Renata. Veja um exemplo: um homem de 70kg tem que consumir, no mínimo, 210mg de cafeína para sentir os efeitos da substância de maneira perceptível.

O guaraná (em pó, cápsulas ou líquido) é uma planta rica em cafeína e também é utilizado para conseguir um ganho extra de energia. Em comum com as bebidas energéticas artificiais, o guaraná tem que ser consumido em uma proporção adequada para ter efeito, segundo Renata.

Só que os energéticos se forem ingeridos em excesso e indiscriminadamente, podem ter efeitos colaterais sérios, como aumento da freqüência cardíaca, insônia e diurética, avisa Renata.

A cafeína também acelera a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, que pode resultar em câimbras. A cafeína em excesso pode resultar na dependência da substância, visto que reduz a sensação de dor e cansaço, alerta Renata. E ela avisa ainda que a substância taurina, presente em alguns energéticos, pode ter efeitos perigosos quando misturada a bebidas alcoólicas. Embora não se tenham estudos que comprovem, só que existe evidências que mostram que a taurina pode suprimir o efeito depressor do álcool, deixando a pessoa muito mais excitada, mais estimulada.

E mais, usar energéticos diariamente além de tirar o sono, essas bebidas, ao reduzirem a absorção de cálcio pelo organismo, podem resultar futuramente em uma osteoporose.

As três funções básicas de uma bebida isotônica são repor líquidos, eletrólitos e carboidratos, que leva a restauração do equilíbrio do organismo. Bebidas como o Gatorade, por exemplo, são mais indicadas as pessoas desidratadas, que necessitam repor líquidos e minerais de maneira mais rápida, segundo a nutricionista Fabiana.

Essas bebidas são fundamentais para atletas, principalmente em atividades físicas de longa duração. Nas provas que duram mais de três horas, o atleta precisa repor sódio no organismo, senão, há chances de convulsões e até de morte, diz Renata. Mas em atividades com menor tempo de duração, o sódio acelera a hidratação dos competidores.

Recomendado para você

Notícias

Jovem Aprendiz 2017 Inscrições

Notícias

Franquias para salão de beleza

Notícias

Como Saber se Fui Sorteado no Minha Casa, Minha Vida

Notícias

Cartão Porto Seguro – Fatura, Extrato, Consultas

Comentários

10 respostas para “Como Atuam as Bebidas Energéticas – Efeitos Colaterais das Bebidas Energéticas”

  1. MTJac disse:

    Olá Marcos,

    Tem que se consultar com um médico para saber, se você pode consulmir tanto assim este energético.

    Att,

  2. Marcos disse:

    O consumo diário de um frasco de 20 ml do Guarana Mix, é prejudicial?

  3. wanderson disse:

    tipo eu to viciado em extra power,tomo todo dia,mais eu naw fasso nenhuma atividade fisica….
    sera c futuramente eu ter alguma doenca grave?

  4. marlon disse:

    Quantas latas de red bull puro, chega a ser considerado um “abuso” ?

  5. silvana gomes disse:

    gostaria de saber se tem alguma relação de , toda vez q tomo energetico (uma latinha de 200ml). ou então tomo uma dose diaria de po de guarana, sinto palpitações e até um leve mal estar?? o q pode estar acontecendo… parto para este lado dos energeticos, pq tenho uma rotiva ativa de serviço … e tbem tenho 02 filhos pequenos, que gosto de dar toda a atenção devida,, e sempre apos as 19.00 parace q acaba as minhas pilhas,, vou enfraquecendo q não tenho vontade de nada. mas qdo tomo um energetico , aguento até o final da noite…

    será q meu organismo nao tolera mais isso?? isso eh possivel , ou eh meio psicologico?

    silvana

  6. sonia disse:

    uma mulher de 50 anos ou mais pode tomar energetico

  7. andre camilo disse:

    estou satisfeito com as informações recebidas e quero continuar recebendo. Obrigado!!!

  8. johh disse:

    me descupe esse site fala tudo o que eu preciso para tirar notas boas obrigado !!!!!!!!!!!

  9. Henrique disse:

    Obrigado por tirar uma pequena duvida sobre o efeito da Taurina no Organismo !!!

  10. Jakelynne - www.baruecia.com.br disse:

    Energético – Castanha de Baru – A castanha do baru possui grande riqueza energética, além de vitaminas, sais minerais e gordura vegetal. São ricas em fibras, potássio, proteína, lipídio, fósforo, magnésio, vitamina C e cálcio. Adquira e experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *