Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Atuam as Bebidas Energéticas – Efeitos Colaterais das Bebidas Energéticas

Como Atuam as Bebidas Energéticas – Efeitos Colaterais das Bebidas Energéticas

Por Redacao

Qual a diferença das bebidas energéticas? Como elas funcionam?
Muitas vezes somos surpreendidos por dúvidas como estas e para saber a resposta fizemos uma pesquisa.

As bebidas energéticas, como, por exemplo, o Red Bull e o Flash Power, possuem carboidrato, cafeína e taurina e tem efeito estimulante. No caso das bebidas esportivas, como por exemplo, o Gatorade, estas são isotônicas e tem o objetivo de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos, segundo a nutricionista Renata Mendes.

As bebidas energéticas costumam ser vendida em latas de 200ml a 250ml, e tem alto teor de cafeína, que estimula o estado de alerta do corpo. Elas têm a capacidade de reduzir o sono durante um tempo estabelecido. Por exemplo, quem não tem o costume de beber café todo dia, ela pode ter um efeito de três horas, conforme informações da nutricionista Fabiana Schmidt.

Para alcançar um efeito estimulante, a cafeína deve ser consumida em uma proporção do peso corporal da pessoa vezes três, de acordo com a nutricionista Renata. Veja um exemplo: um homem de 70kg tem que consumir, no mínimo, 210mg de cafeína para sentir os efeitos da substância de maneira perceptível.

O guaraná (em pó, cápsulas ou líquido) é uma planta rica em cafeína e também é utilizado para conseguir um ganho extra de energia. Em comum com as bebidas energéticas artificiais, o guaraná tem que ser consumido em uma proporção adequada para ter efeito, segundo Renata.

Só que os energéticos se forem ingeridos em excesso e indiscriminadamente, podem ter efeitos colaterais sérios, como aumento da freqüência cardíaca, insônia e diurética, avisa Renata.

A cafeína também acelera a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, que pode resultar em câimbras. A cafeína em excesso pode resultar na dependência da substância, visto que reduz a sensação de dor e cansaço, alerta Renata. E ela avisa ainda que a substância taurina, presente em alguns energéticos, pode ter efeitos perigosos quando misturada a bebidas alcoólicas. Embora não se tenham estudos que comprovem, só que existe evidências que mostram que a taurina pode suprimir o efeito depressor do álcool, deixando a pessoa muito mais excitada, mais estimulada.

E mais, usar energéticos diariamente além de tirar o sono, essas bebidas, ao reduzirem a absorção de cálcio pelo organismo, podem resultar futuramente em uma osteoporose.

As três funções básicas de uma bebida isotônica são repor líquidos, eletrólitos e carboidratos, que leva a restauração do equilíbrio do organismo. Bebidas como o Gatorade, por exemplo, são mais indicadas as pessoas desidratadas, que necessitam repor líquidos e minerais de maneira mais rápida, segundo a nutricionista Fabiana.

Essas bebidas são fundamentais para atletas, principalmente em atividades físicas de longa duração. Nas provas que duram mais de três horas, o atleta precisa repor sódio no organismo, senão, há chances de convulsões e até de morte, diz Renata. Mas em atividades com menor tempo de duração, o sódio acelera a hidratação dos competidores.

Recomendado para você
Notícias

Fimose infantil sintomas e tratamentos

Notícias

Entenda o que é trabalho escravo e como denunciar

Notícias

G1 Fantástico – www.fantastico.com.br

Cursos

Vagas Abertas dos Cursos Gratuitos Instituto Ressoar

Comentários
  1. Jakelynne - www.baruecia.com.br disse:

    Energético – Castanha de Baru – A castanha do baru possui grande riqueza energética, além de vitaminas, sais minerais e gordura vegetal. São ricas em fibras, potássio, proteína, lipídio, fósforo, magnésio, vitamina C e cálcio. Adquira e experimente!

  2. Henrique disse:

    Obrigado por tirar uma pequena duvida sobre o efeito da Taurina no Organismo !!!

  3. johh disse:

    me descupe esse site fala tudo o que eu preciso para tirar notas boas obrigado !!!!!!!!!!!

  4. andre camilo disse:

    estou satisfeito com as informações recebidas e quero continuar recebendo. Obrigado!!!

  5. sonia disse:

    uma mulher de 50 anos ou mais pode tomar energetico

  6. silvana gomes disse:

    gostaria de saber se tem alguma relação de , toda vez q tomo energetico (uma latinha de 200ml). ou então tomo uma dose diaria de po de guarana, sinto palpitações e até um leve mal estar?? o q pode estar acontecendo… parto para este lado dos energeticos, pq tenho uma rotiva ativa de serviço … e tbem tenho 02 filhos pequenos, que gosto de dar toda a atenção devida,, e sempre apos as 19.00 parace q acaba as minhas pilhas,, vou enfraquecendo q não tenho vontade de nada. mas qdo tomo um energetico , aguento até o final da noite…

    será q meu organismo nao tolera mais isso?? isso eh possivel , ou eh meio psicologico?

    silvana

  7. marlon disse:

    Quantas latas de red bull puro, chega a ser considerado um “abuso” ?

  8. wanderson disse:

    tipo eu to viciado em extra power,tomo todo dia,mais eu naw fasso nenhuma atividade fisica….
    sera c futuramente eu ter alguma doenca grave?

  9. Marcos disse:

    O consumo diário de um frasco de 20 ml do Guarana Mix, é prejudicial?

  10. MTJac disse:

    Olá Marcos,

    Tem que se consultar com um médico para saber, se você pode consulmir tanto assim este energético.

    Att,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *