Menu

Serviços

Atualizado em 13 de maio de 2011, às 14:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Aprender a Tocar Saxofone

O saxofone é um instrumento muito bonito e sensual. O seu som faz com que as pessoas fiquem apaixonadas e sensíveis. No entanto, tocar esse instrumento de sopro não é nada fácil. Ele demanda muita paciência, disciplina e fôlego para ser tocado. Portanto, se você gostaria de aprender a tocar saxofone, seja muito disciplinado.

Partes do Sax Como Aprender a Tocar Saxofone

O saxofone foi inventado em 1914 pelo belga Antoine-Joseph Sax. Estudante de flauta e clarinete, ele foi experimentando novos designs de instrumentos de sopro na fábrica de instrumentos do seu pai. O primeiro saxofone a surgir foi o saxofone-baixo, a partir da adaptação da palheta de um clarinete ao bocal de um oficlide, predecessor da tuba. Daí, foi fácil criar o resto da família de saxofones.

Ele tornou-se um instrumento famoso principalmente pelo seu som que parece um choro intermitente e da melodia encantadora que pode ser criada por um bom saxofonista. Por isso, se você quer agradar a sua namorada, o instrumento ideal para você tocar para ela é o saxofone. No entanto, compre-o apenas se tiver certeza de que realmente vai aprender a tocá-lo, pois ele não é um instrumento barato. A faixa de preço de um saxofone novo é de R$850,00 a R$9.095,00.

Para aprender a tocar saxofone é preciso conhecer as partes que o compõe: a palheta, uma pequena peça feita de bambu; a correia para pendurar o instrumento no pescoço; o corpo do saxofone, o pescocinho dele, o tudel e a boquilha. Para montar o saxofone, é preciso encaixar o tudel ao corpo dele. Coloque a boquilha até a metade do tudel e prenda a presilha da boquilha nela. O mais importante é a colocação da palheta na boquilha, pois senão o instrumento não funciona. Antes de colocá-la, ela deve ser hidratada em um copo d’água por cinco minutos até que ela fique escura. Quando ele estiver hidratada, deve ser encaixada à boquilha. Depois, prenda a correia e pendure o saxofone ao seu pescoço.

saxofone 11 Como Aprender a Tocar Saxofone

Então, enfim, chegou a hora de aprender a fazer a embocadura. A boquilha deve ficar encostada nos dentes superiores e a palheta, nos inferiores, sem fazer muita força. Sopre levemente para que o ar passe. Depois, aumente um pouco mais a força e a quantidade do ar assoprado. Um barulho alto será feito.

Para aprender a tocar as notas do saxofone, é preciso aprender a ler as notas musicais. Para tanto, é preciso muita paciência e dedicação, como já foi mencionado. Há uma apostila online que ajuda os iniciantes a lê-las: http://pt.scribd.com/doc/11212420/Saxofone-mEtodo-Da-Capo-Sax-Alto-e-Soprano. Dedique-se ao seu estudo que, em pouco tempo, você conseguirá tocar as suas músicas preferidas. Há cursos gratuitos na internet também, que podem ser acessados nos links http://www.pobrevirtual.com.br/default/descpost.php?blogid=848 e http://www.cifraclub.com.br/aprenda/cursos/20-sax/sk-curso-de-sax-p0.html.

notas Como Aprender a Tocar Saxofone

Caso você tenha muitas dificuldades em aprender através da internet, procure um bom professor, pois ele poderá te mostrar pessoalmente como deve ser feita a embocadura e a força do sopro em cada nota. O saxofone é um instrumento bonito de se ouvir, porém, difícil de ser tocado. No entanto, vale a pena aprender, pois ele lhe renderá muitos elogios e suspiros.

Conteúdo avaliado com média: