Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração > Como aplicar Piso Vinílico em Casa

Como aplicar Piso Vinílico em Casa

Você já deve ter visto ele, mas você sabe como aplicar piso vinilíco em casa? Esse tipo de acabamento vem sendo muito usado por ser uma solução simples, prática e muito moderna.

 

Como aplicar piso vinílico em casa. (Imagem: Divulgação)

Como aplicar piso vinílico em casa

Além de representarem a modernidade e conforto como alguns dos destaques do piso vinílico, o revestimento é conhecido por ser muito resistente, é térmico e, por isso, mantém as temperaturas agradáveis nos ambientes.

Outras vantagens do revestimento que podemos destacar são a alta durabilidade, a fácil limpeza, além dos fatos de ser antialérgico e macio. Mais um grande benefício do piso vinílico é a instalação por ser rápida e fácil justamente pelo fato de a peça ser vendida com sistemas de cola, click ou autoadesivos. Sendo ecologicamente correto, o piso pode ser aplicado diretamente no contrapiso cimentado ou na cerâmica.

Quais são os procedimentos?

O procedimento de instalação do piso de vinilíco é simples, mas é preciso seguir algumas orientações. (Imagem: Divulgação)

Vamos começar por eles. Antes da instalação um cuidado com o local deve ser tomado. O contrapiso onde o vinil será aplicado deverá estar seco, firme, nivelado e possuir baixa porosidade. Uma massa niveladora feita de cimento e cola PVA pode preparar a superfície para receber o revestimento.

Para o caso do contrapiso já tiver recebido um piso vinílico e a intenção for trocar, recomenda-se que a cola preta seja removida com uma espátula ou lixa grossa. Produtos derivados do petróleo não são recomendados nesse processo de remoção.

Posso aplicar o piso sobre um revestimento?

A resposta é sim! Os pisos de vinil podem ser aplicados sobre outros revestimentos. A madeira entretanto não é muito recomendada pela possibilidade de empenar com o tempo. Cerâmicas e porcelanatos são mais fáceis de receberem o piso de vinil. A massa niveladora deve ser aplicada para que juntas e imperfeições não fiquem aparentes. No caso do contrapiso ser de cimento queimado, é preciso fazer um processo de ancoragem, onde sulcos são feitos no chão.

É importante perceber também que o revestimento original não fica preservado. Existem poucas opções no mercado que não necessitam de cola, que usam um sistema de réguas vinílicas com encaixe macho fêmea.

Como é feita a instalação?

O resultado é muito satisfatório e pode ser a solução em termos de custo benefício. (Imagem: Divulgação)

Vamos lá. A instalação depende muito do modelo do piso, que varia em régua ou placa, e do tipo de aplicação, em clique ou cola. A aplicacão em clique é mais interessante, já que permite o reaproveitamento do piso em outros ambientes e agiliza o processo.

A seguir, seguem os passos de aplicação de acordo com a Leroy Merlin.

  1. Escolha o local da instalação

As réguas devem ser instaladas paralelamente à parede de maior largura do cômodo. Comece a instalação no local mais visível do ambiente, de modo que as últimas réguas fiquem em um local de pouca visibilidade.

  1. Remova o papel de proteção

Remova o papel de proteção que cobre a parte adesiva da 1ª régua.

  1. Instale no sentido longitudinal

Com a 1ª régua bem rente à parede, pressione para fixar no chão. Repita o procedimento até terminar a fileira.

  1. Finalize a 1ª fileira

A última régua da fileira deverá receber ajuste no comprimento. Corte-a com o lado decorativo para baixo, para evitar danos causados pelo estilete. A parte cortada ficará voltada para a parede.

  1. Instale no sentido transversal

Comece a 2° fileira utilizando uma régua cortada pela metade, para que a emenda fique alinhada no meio da régua da fileira anterior.

  1. Fixe as réguas

Com as réguas bem rentes às da 1ª fileira, fixe-as pressionando contra o chão. Faça a 3° fileira como a 1°, e a 4° como a 2°, alternadamente até completar a instalação.

  1. Instale a última fileira

É possível que você precise ajustar a largura das réguas. Alinhe uma régua de acordo com a anterior. Depois, coloque por cima outra régua e arraste até a parede. A largura que sobrar da primeira régua será a ideal para completar a instalação. Corte com o estilete.

  1. Finalize

Fixe os rodapés na parede com cola e pregos sem cabeça.

Como fazer a limpeza de piso de PVC?

A limpeza é muito simples, o ideal é que seja feito com pano úmido. (Imagem: Divulgação)

Podemos dizer que a limpeza não será problema. A primeira limpeza deve ser feita após cinco dias da instalação, para garantir que o piso já está firme e foi instalado corretamente. Após este período, você pode realizar a limpeza com uma vassoura ou pano úmido com detergente neutro. Evite utilizar saponáceos, solventes, produtos químicos abrasivos e palha de aço. O mais importante é não molhar demais o piso, para não enfraquecer a cola. Molhou, secou. Texturas mais lisas tendem a acumular menos sujeira nas ranhuras. Tenha isso em mente quando for escolher seu piso de PVC.

Recomendado para você
Bem Estar

Preços de Elevadores Residênciais

Decoração

Como cultivar planta pata de elefante

Decoração

Decoração da Área de Lazer com Piscina

Decoração

Decoração com Porta de Madeira Sanfonada Fotos

Comentários