Menu

Bem Estar

Atualizado em 11 de abril de 2013, às 13:05 por Luciana
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como aplicar insulina em cães

Ter um cãozinho diagnosticado com diabetes, sem sombra de dúvidas é algo que exige uma atenção muito especial e uma mudança radical em seu comportamento. Por isso, veja a seguir como aplicar insulina em seu melhor amiguinho, porém esteja atento aos outros fatores pesantes em seu processo de cura:

Hoje em dia a diabetes é uma doença presente não só nos seres humanos, como também nos animais. Isto ocorre devido às mudanças de hábitos alimentares, uma vez que não só nós, como também os nossos bichinhos de estimação, passamos a ingerir diariamente grandes parcelas de comida industrializada, rica em gorduras, óleos e conservantes.

Leia mais: Diabete em cães, como tratar.

Por isso, se você tem um cachorro diagnosticado com diabetes, veja a seguir esta matéria sobre como aplicar insulina em cães e deixe o seu melhor amiguinho com o organismo funcionado de uma forma mais eficiente. Saiba mais:

607736 como aplicar insulina em caes Como aplicar insulina em cãesCuide da integridade do organismo de seu cãozinho diabético (Foto: Divulgação)

Antes de aplicar a insulina

Antes de começar a aplicar insulina no cão diabético, é muito importante firmar um laço forte de confiança com o animal, caso contrário, ele poderá adotar um comportamento agressivo ou até mesmo pode sofrer o malefício da depressão. Por isso, deixe o animal frequentar o ambiente interno da casa, acompanhe de perto suas refeições controladas e ceda-lhe muito carinho. Assim, o cão sentirá confiança pois perceberá que você o ama e que a picadinha dolorida da injeção nada mais é do que para o seu próprio bem.

Saiba mais como lidar com cães medrosos demais.

607736 como aplicar insulina em caes 2 Como aplicar insulina em cãesCrie um laço de amizade para o cão não entender a seringa como forma de ameaça (Foto: Divulgação)

Aplicando insulina no cão

Para começar, enrole bem o frasco de insulina para garantir que tudo está bem misturado, porém com cuidado e em hipótese alguma agite. Em seguida, remova a tampa da agulha e encha a seringa com a embalagem de insulina de cabeça para baixo, para evitar a entrada de ar. Caso note a entrada de alguma bolha de ar, volte o êmbolo da seringa e puxe novamente, uma vez que eles podem prejudicar o cachorro.

607736 como aplicar insulina em caes 3 Como aplicar insulina em cãesPuxe a pele do cão e caso saia sangue, cancele a aplicação (Foto: Divulgação)

Feito, agora é a hora de aplicar insulina no cão. Na região entre o pescoço e as costas e passe um algodão com álcool e puxe a pele. Ao ter certeza de que a ponta da agulha está coberta por insulina, insira cuidadosamente e puxe no movimento contrário para ver se sai sangue. Caso afirmativo, descarte a agulha e refaça a dose de insulina. Caso nada aconteça então você pode prosseguir com a aplicação, pois a injeção deve ser subcutânea.

Para finalizar, massageie a região e dê algum agrado permitido pelo veterinário após as aplicações. Acompanhado a isto, é fundamental que você mude o fator comportamental, alimentando o seu bichinho de uma forma saudável e fazendo os exercícios físicos necessários.

Confira também: Cães e gatos diabéticos – o que fazer?