Menu

Saúde

Atualizado em 9 de outubro de 2012, às 16:01
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Aliviar Dores De Dente

 

como aliviar dores de dente Como Aliviar Dores De DenteExistem diferentes tipos de dor de dente

A dor de dente é um problema que afeta o indivíduo em algum momento da sua vida, criando dessa forma uma sensação de ardência e desconforto. Vários motivos podem fazer os dentes latejarem, como lesão no maxilar, nascimento do siso, infecções, desgaste, sensibilidade, desgaste do esmalte e até mesmo o bruxismo. Independente da causa, ela precisa ser diagnosticada e tratada por um especialista.

Adultos, jovens e crianças estão vulneráveis as dores nos dentes, principalmente quando não fazem visitas periódicas ao dentista e não tomam os devidos cuidados com a higiene bucal. Na maioria das vezes o problema está situado nos dentes, mas também costuma estar associado a doenças na gengiva ou sinusite. Para que um tratamento possa ser realizado de maneira focada e tenha resultados positivos, é importante se preocupar com a qualidade do diagnóstico.

A dor de dente mais comum é aquela causada pela sensibilidade, nesse caso é importante que a pessoa faça a escovação com um creme dental apropriado e evite alguns alimentos que causam a ardência, como bebidas quentes ou muito frias.

A dor causada pelo nascimento do Siso resulta da irrupção e quando não tratada adequadamente pode se transformar numa inflamação acompanhada de infecção. Dependendo do caso, o terceiro molar causa dores no maxilar, cabeça e ouvido. Quando a ardência está associada à polpa do dente, o problema pode ser um pouco mais complicado e necessitar de um tratamento de canal.

As pessoas buscam continuamente sugestões de como aliviar dores de dentes, isso porque não acham viável pagar o dentista por causa de uma dorzinha qualquer. Quando a sensação de latejar incomoda, é comum sentir dificuldades para mastigar os alimentos ou mesmo para fazer a escovação adequada da boca.

É importante lembrar que as receitas caseiras para dor de dente não substituem o diagnóstico e tratamento do dentista, servem apenas para aliviar um pouco a dor que tanto incomoda em alguns momentos. Em primeiro lugar procura consumir alimentos que ajudem no processo de cicatrização, este benefício está presente principalmente na vitamina C.

como aliviar dores de dente 1 Como Aliviar Dores De DenteComo combater a dor de dente

Para combater as dores de dente, consuma paracetamol ou ibuprofeno para diminuir a inflamação. Caso a região afetada apresente inchaço, use uma compressa fria na bochecha e alivie esse efeito. Consumir alimentos gelados ou deixar uma pedra de gelo na boca pode ajudar a aliviar a dor de dente, exceto quando ela é causada por sensibilidade.

O dente para de latejar com tanta freqüência quando a pessoa mantém a cabeça elevada e diminui a pressão da área afetada. Para evitar inflamações, faça bochechos com água quente com sal e remova assim os resíduos de alimentos acumulados nos dentes. Outra forma de remover as impurezas dos dentes é através do fio dental, que deve finalizar todas as escovações.

Na tentativa de diminuir a dor de dente, muitas pessoas acabam optando pelo uso de óleo de cravos, que cria uma sensação de alívio, mas não pode ser ingerido em grandes quantidades. A substância reduz a dor porque consegue anestesiar o nervo.

 

Algumas plantas medicinais para dor de dente também merecem ser mencionadas, como é o caso do Cravinho, Dormideira e Sanamunda, que normalmente são usadas para fazer bochechos. Esses componentes naturais aliviam a dor e evita sobrecarregar o organismo com analgésicos que podem prejudicar o estômago.

A dor de dente é um aviso de que algo está errado na sua boca, por isso é necessário procurar um dentista mesmo se a sensação incômoda desaparecer. Depois do diagnóstico, o melhor tratamento para o seu problema será realizado.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.