Menu

Criança

Atualizado em 9 de março de 2012, às 22:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como aliviar a dor de dentes em bebês

Quando os primeiros dentes do bebê começam a surgir, a dor é inevitável, mas é possível aliviá-la.
407056 Como aliviar a dor de dentes em bebês 1 Como aliviar a dor de dentes em bebêsOs primeiros dentes do bebê rasgam a pele da gengiva e, por isso, ele sente muita dor. (Foto: Divulgação)

Aproximadamente aos 6 meses, a primeira dentição começa a rasgar a sensível gengiva do bebê. Por isso, ele fica irritadiço, desconfortável, com a salivação abundante, com a face quente e vermelha, assado da fralda e perde o sono e a fome. Para acabar com essa tortura do pequeno, saiba como aliviar a dor de dentes em bebês.

Em farmácias e em lojas de artigos infantis existe um anel feito de silicone próprio para ser mordido pelos pequeninos. Ele acalma as gengivas irritadas se deixado no congelador, já que o frio anestesia o local, diminuindo a dor. Há também anéis refrigerantes confeccionados especialmente para aliviar o desconforto. Porém, se você preferir anéis com diferentes tipos de relevos, eles massageiam as gengivas do bebê, amenizando bastante a dor. Além disso, esse último modelo faz com que os dentes apareçam mais rápido porque o bebê o morde.

 Como aliviar a dor de dentes em bebêsOs anéis de dentição ajudam a aliviar a dor do bebê. (Foto: Divulgação)

Entretanto, se você não tiver esses anéis à disposição, uma solução momentânea é colocar uma fralda de pano molhada com água gelada nas gengivas do seu filho. Assim, você poderá aliviar a dor dele pelo menos por alguns minutos. Quando o efeito do pano passar, distraia o seu bebê fazendo brincadeiras, levando-o para passear ou cantando músicas para ninar. Desse modo, ele pode esquecer o incômodo por alguns momentos.

Você também pode comprar um gel anestésico em farmácias. Com ele, a dor passa em instantes, mas ele faz com que o bebê babe abundantemente. Então, deixe o babador preparado para a ‘enxurrada’ de baba.

407056 Como aliviar a dor de dentes em bebês 3 Como aliviar a dor de dentes em bebêsUsando as nossas dicas, o sorriso do seu bebê será lindo e cheio de dentes saudáveis. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, há uma receita muito utilizada pelas nossas mães e avós que é um verdadeiro veneno para a criança: esfregar álcool nas gengivas dela. Portanto, se você ouvir alguém de mais idade dizer para você fazer isso com o seu bebê, não o faça, pois poderá prejudicar a saúde dele.

Nenhuma mãe consegue ver o seu filho sofrer, principalmente se ele ainda for um lindo bebê. Sendo assim, quando os primeiros dentes de leite começarem a machucar as gengivas o pequenino, provocando muita dor e irritação, use uma das dicas acima para acalmá-lo. Porém, antes de utilizar qualquer um desses métodos, não se esqueça de consultar o pediatra da criança.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.