Menu

Criança

Atualizado em 30 de janeiro de 2012, às 11:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como ajudar a criança a fazer amigos

Todos precisamos de amigos, pois vivemos em um mundo social. Sendo assim, ajude o seu filho a fazer amigos.
385447 Como ajudar a criança a fazer amigos 1 Como ajudar a criança a fazer amigosA amizade é muito importante para o desenvolvimento das crianças. (Foto: Divulgação)

As crianças, assim como nós, precisam de amigos para ajudá-las a se desenvolverem. Porém, há pequenos que são tímidos demais ou que não se encontram em nenhum grupo. Por causa disso, ficam isolados e tristonhos, principalmente na escola. Se o seu filho age dessa maneira, saiba como ajudar a criança a fazer amigos.

O primeiro passo deve ser dado em casa. Então, chame o seu filho para conversar e pergunte a ele sobre os seus coleguinhas de classe. Se ele não quiser falar a respeito por não se dar bem com nenhum deles, não o force. Apenas seja paciente e faça perguntas indiretas como “Como foi o dia na escola?” ou “A professora deu bronca em alguém hoje?” Assim, com o tempo, ele começará a falar dos acontecimentos na escola envolvendo os seus colegas.

Quando ele estiver falando mais dos coleguinhas, pergunte-lhe porque ele não brinca com eles. Muitas crianças se isolam não porque não gostam dos colegas, mas por causa da timidez extrema ou por terem medo de não saberem brincar direito, sendo maltratadas pelas outras crianças.

Nesse caso, você precisará da ajuda da professora do seu filho, pois é ela que convive com ele diariamente na escola. Então, peça-lhe que ela fique de olho nele e que o incentive a participar de trabalhos e brincadeiras em grupo.

385447 Como ajudar a criança a fazer amigos 2 Como ajudar a criança a fazer amigosCom os amigos, as crianças aprendem a ser crianças. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, ajude-o em casa também, dizendo que ele joga muito bem futebol, amarelinha, basquete ou qualquer outro jogo coletivo. Desse modo, ele ganhará auto-confiança para se desenvolver com os amiguinhos.

Em um final de semana, peça para que o seu filho convide alguns coleguinhas para brincarem na sua casa, dizendo que vai comprar lanches especiais para eles. Essa é uma boa alternativa para que você veja como o seu filho se comporta com outras crianças e poderá ajudá-lo com mais afinco nessa conquista dele.

Toda criança precisa de amigos e, se o seu filho não os tem, pode estar acontecendo algum problema na escola ou com a personalidade dele. Por isso, ajude-o nessa tarefa sempre que possível e não tenha medo de pedir ajuda para a professora dele e para especialistas. Afinal, o futuro dele pode depender desse momento.