Menu

Serviços

Atualizado em 26 de abril de 2011, às 23:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Adotar um Bebê no Brasil

Como adotar um bebe no Brasil1 Como Adotar um Bebê no Brasil

Existem no Brasil, milhares de crianças em todas as regiões do nosso país, aguardando por alguém que tenha um coração enorme e o adote, dando a esta criança, melhores chances de sobrevivência, estudo, carinho, amor a atenção.

Muitas crianças tem as chances de adoção diminuída por terem uma idade já ultrapassada, pelo que é considerada a idade ideal para realizar uma adoção, ou seja, até 1 ano e meio de idade, esta é a idade mais procurada de crianças para serem adotadas.

Aqui no Brasil, para adotar um bebê, existem vários passos que você deverá seguir, primeiramente deve-se procurar a ara da Infância e Juventude mais próxima de você, lá você irá realizar um cadastro. Após a realização deste cadastro, vem a apresentação dos documentos comprobatórios, depois disso começam as entrevistas e as avaliações psicológicas para comprovar como é a relação do casal e a intenção de ter um bebê que não seja de próprio sangue em convivência na própria casa. Nestas entrevistas, as psicólogas deixam bem claro dos problemas que a família pode encontrar em uma adoção, pois pode ocorrer rejeição de ambas as partes, por isso o acompanhamento psicológico é muito importante, e jogar limpo com a criança desde cedo, também é uma excelente opção para não ter reações inesperadas caso ela descubra um dia.

Como adotar um bebe no Brasil2 300x254 Como Adotar um Bebê no Brasil

Os critérios exigidos para participar de um processo de adoção, são os seguintes: ter mais de 21 anos, ter uma condição financeira estável, não importa a situação civil, pode ser solteiro, casado ou viver em concubinato, divorciados ou viúvos. No caso de ter uma relação e serem casados ou viver em concubinato, o processo deverá ser realizado pelos dois cônjuges, pois as duas partes da relação devem participar do processo, pois será feita a avaliação da união, e o casal como um todo.

O adotante deve ser pelo menos 16 anos mais velho que a criança que deseja adotar, menor diferença de idade não é permitida no processo. A adoção por homossexuais ainda não esta liberada, porem alguns juízes liberam a adoção com intervenção assistida, ou seja, uma assistente social acompanha geralmente durante dois anos o casal, e verifica o tratamento entre eles e a criança, só depois sai a adoção permanente.

Os documentos necessários para realização de uma adoção é: RG, comprovante de residência, cópia da certidão de nascimento ou casamento, CPF, cópia do comprovante de renda (hollerith) dos três últimos meses, atestado de sanidade física e mental, atestado de idoneidade moral assinado por duas testemunhas, com firma reconhecida em cartório, atestado de antecedentes criminais.

Geralmente num primeiro momento é dada ao casal a guarda provisória da criança, durante um período a assistente social avalia o convívio desta criança e a introdução da mesma na família, só então vem a guarda permanente.

Como adotar um bebe no Brasil3 Como Adotar um Bebê no Brasil

A adoção não era pra demorar tanto, e nem mesmo para ser tão burocrático, porem no nosso país costuma demorar muito, isto porque geralmente a opção de adoção são por bebes, e quando aparece estes bebês, sempre existem muitas opções de adotantes, o que faz com que o processo demore ainda mais, e até mesmo o bebê cresce, porem ainda é mais fácil a doção dele, do que de crianças que passam dos 5 anos.

O governo do Brasil tem planejado um cadastro único de adoção, o que facilitará e muito para os adotantes pois ele terá em mãos quantas crianças existem em nosso país, disponíveis para a adoção, o que fará com que as opções sejam preenchidas com mais facilidades, pois as vezes lá no norte tem uma criança com as descrições que um casal do estado de São Paulo, necessita, com isso com certeza diminuirá as crianças que estão disponíveis para a adoção e diminuirá a fila de pais aguardando uma criança.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.