Menu
Você está em: MundoDasTribos > Como acender uma churrasqueira

Conheça os principais métodos caseiros para acender a churrasqueira sem fazer tanta fumaça ou interferir no sabor da carne.
Por Isah -

Existem métodos caseiros para acender uma churrasqueira.

Na hora de preparar um churrasco, as pessoas costumam ter dificuldades para acender as churrasqueiras convencionais, ou seja, que aquecem com carvão. Desconhecendo a técnica, é comum colocar a carne para assar no tempo errado e acabar influenciando no verdadeiro sabor do churrasco.

As tentativas para fazer a churrasqueira pegar fogo podem causar muita fumaça no ambiente, tornando desagradável o momento de churrasco com a família ou com os amigos. Para evitar este tipo de problema é necessário aprender o passo a passo para acender a churrasqueira e conhecer os principais truques.

O fogo pode até pegar por um tempo no carvão, mas quando a estratégia para acender é ineficiente, acaba apagando com facilidade. Quando o churrasqueiro armador não segue uma técnica para acender a churrasqueira, ele também acaba colocando a sua segurança em risco, afinal, com fogo não se brinca.

Métodos para acender churrasqueira

O fogo precisa ser transferido para os pedaços de carvão.

Pão + álcool
Uma das técnicas mais usadas para acender uma churrasqueira tradicional é o uso de pão e álcool. Em primeiro lugar, umedeça um pedaço de pão amanhecido com o líquido inflamável, em seguida coloque-o no meio de um pequeno monte de carvão. Por fim, coloque mais um pouco de álcool sobre o montinho e jogue ali um palito de fósforo aceso.

Latinha + álcool
Outro meio bastante usado para deixar a churrasqueira com chamas apropriadas para assar a carne. Pegue uma latinha de refrigerante ou cerveja, corte na horizontal e adicione 1 ou 2cm de álcool líquido. Coloque a latinha com álcool no centro da churrasqueira vazia e espalhe os pedaços de carvão ao redor do recipiente de alumínio. Deixe o fósforo aceso cair dentro da latinha.

Jornal + álcool
Este método tem como desvantagem o excesso de fumaça, mas costuma dar certo. Para fazê-lo, é necessário enrolar uma folha de jornal em torno de uma garrafa de vidro, procurando fazer uma camada espessa. Coloque o objeto no centro da churrasqueira, juntamente com o carvão, em seguida retire a garrafa e deixe apenas o canudo de papel. Ponha fogo dentro do canudo e espere levantar as chamas.

Dicas para acender a churrasqueira

No caso de um método caseiro não funcionar, use pastilhas de álcool sólido.

– É necessário ter paciência para acender a churrasqueira, afinal, as chamas precisam ser transferidas para o carvão para que o churrasco possa acontecer. Depois de realizar um dos procedimentos caseiros, espere uns 15 minutos até que o fogo esteja apropriado para o churrasco.

– Não acelere o processo de acender a churrasqueira, espalhando álcool pelo carvão. E, por uma questão de segurança, nunca coloque o líquido inflamável dentro da churrasqueira já acesa.

– No caso de dificuldades com os métodos caseiros, experimente acendedor apropriado, que normalmente são pastilhas de álcool sólido.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL