Menu

Decoração

Atualizado em 18 de janeiro de 2012, às 11:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como acabar com o mofo em casa – dicas

Conheça algumas dicas para acabar com o mofo das roupas, paredes, armários e gavetas.
379214 Como acabar com o mofo em casa 1 Como acabar com o mofo em casa   dicasCom alguns truques básicos é possível acabar com o bolor.

O mofo é um problema comum nas casas e costuma interferir na vida dos moradores. Ele afeta principalmente os armários e paredes, se alojando nos espaços afetados pela umidade. Com as constantes chuvas que assolam as cidades brasileiras, a incidência de mofo se torna ainda maior.

Considerado um tipo de fungo, o mofo compromete não só a decoração da residência, mas também ameaça a saúde das pessoas. Dependendo do tipo de bolor que se desenvolve dentro da casa, ele pode causar crises alérgicas e danos na pele. Em ambientes escuros e úmidos, o mofo possui a incrível capacidade de se multiplicar.

379214 Como acabar com o mofo em casa 2 Como acabar com o mofo em casa   dicasO mofo contribui com as crises alérgicas.

Truques para acabar com o mofo

1. Procure fazer uma limpeza constante dos armários, usando um pano úmido para eliminar a sujeira impregnada nas repartições. É importante deixar secar o interior do móvel antes de guardar os utensílios e alimentos novamente.  Para melhorar o efeito da limpeza, use a mistura de água com água sanitária para umedecer o pano.

2. O mofo também costuma marcar presença nas paredes, criando manchas escuras em alguns pontos do espaço vertical. Para resolver o problema é necessário avaliar possíveis infiltrações que possam estar causando o problema.

Use um pano umedecido com água e água sanitária para remover parte das manchas que comprometem a parede. Nem sempre existe a possibilidade de conter a proliferação de mofo, desta forma é indicado dispor os móveis nos cômodos com pelo menos cinco centímetros de distância da parede.

379214 Como acabar com o mofo em casa Como acabar com o mofo em casa   dicasUse um pano umedecido com água e água sanitária para remover o mofo do chão ou paredes.

3. As gavetas são constantemente comprometidas pelo mofo, em especial quando elas integram a estrutura de móveis antigos. Para evitar a multiplicação do bolor, é recomendado deixar um pedaço de giz dentro da gaveta. A técnica promete reduzir o cheiro desagradável do fungo e ainda combater a umidade.

4. O bolor pode comprometer as peças de vestuário que ficam armazenadas no guarda-roupa. Desta forma, é essencial tomar alguns cuidados na hora de organizar os itens que não são usados com tanta frequência. Em primeiro lugar, evite o armazenamento de roupas em sacos plásticos, isto costuma aumentar a proliferação de mofo.

Quando a roupa já foi afetada pelo bolor, recomenda-se colocar em prática algumas dicas de limpeza que solucionam o problema. No caso de peças brancas, vale deixá-las de molho na água sanitária. Algumas gotas de limão facilitam a remoção do mofo que afetou as roupas coloridas.

Uma casa livre de mofos fica mais agradável, arejada e não tem a circulação do ar comprometida. Então aproveite as dicas para acabar com o bolor.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.