Menu

Notícias

Atualizado em 1 de abril de 2008, às 11:52 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Como Acabar com o Chulé

 

A bromidrose, que é mais conhecida como chulé é um cheiro ruim provocado pela interação de bactérias com o suor da planta do pé. Esse problema é provocado pela ação das bactérias naturais da região com o suor causando o odor característico, segundo a dermatologista Juliana Burihan Cahali. O chulé costuma aparecer mais em pessoas com sudorese excessiva. Confira dicas de como acabar com o chulé e também maneiras simples de deixar seus sapatos perfumados.

Cuidados com os pés

Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.

O uso de desodorantes e antitranspirantes ajudam na redução da flora bacteriana e na transpiração, fazendo com que o mau cheiro causado pelo chulé diminua.

Para controlar o cheiro provocado pelo chulé pode-se também utilizar a toxina butolínica na planta dos pés, embora seja mais utilizada para controlar o suor excessivo das axilas e mãos, segundo a dermatologista Juliana. Não há um tratamento que acabe totalmente o chulé. O fato de controlá-lo não significa que jamais mais se terá chulé novamente.

O que se pode fazer é manter cuidados básicos de higiene com os pés, lavando-os bem. Para garantir bons resultados utilize um sabonete anti-séptico e uma escova macia para limpar bem, não se esquecendo de limpar entre os dedos e as unhas. A alimentação a base de ácidos e o estresse diário podem piorar o chulé.

823 Como Acabar com o Chulé 300x300 Como Acabar com o ChuléAcabe com o chulé com atitudes simples. (Foto: divulgação)

Prevenindo o chulé

  • Sempre lave e seque muito bem os pés antes de sair;
  • Hidrate os pés com uma creme a base de ureia;
  • Use meias de algodão e troque elas todos os dias;
  • Sempre use talco ou spray antisséptico;
  • Não use o mesmo calçado todos os dias, dê um descanso para os mesmos de no mínimo 24 horas.

Como acabar com o chulé cuidando dos calçados:

Tenha atenção com seus calçados, além de não utilizar o mesmo todos os dias, ele deve ser limpo no mínimo cada 15 dias.

Outras atitudes que também geram chulé são: calçados sintéticos e de plástico, má higiene dos pés, meias sintéticas e suor excessivo.

Por isso, além da higienização dos pés é fundamental ficar atentos às outras orientações para que se possa obter resultados bons e duradouros.

Receita para acabar com o chulé dos sapatos:

Imediatamente após tirar os sapatos coloque sal de cozinha dentro deles e deixe agir por três horas, se o cheiro persistir após as três horas coloque uma mistura de sal de cozinha com bicarbonato de sódio dentro dos calçados. Após as três horas espalhe um daqueles talcos próprios para chulé dentro dos calçados ou borrife um spray.