Menu

Saúde

Atualizado em 19 de outubro de 2012, às 16:31 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como acabar com o chulé: dicas

O mau cheiro dos pés causa constrangimentos e até mesmo discriminação. Conheça dicas para acabar com chulé.

É muito constrangedor quando descalçamos os pés e sentimos que eles exalam um cheiro ruim. Inúmeras situações desagradáveis ocorrem por conta do conhecidíssimo problema do chulé. O nome exato deste distúrbio é Bromidose e pode acontecer com qualquer pessoa, por diferentes motivos. Alguns podem ter pés malcheirosos simplesmente pela falta de higiene adequada. Outros exalam o odor como resultado de distúrbios de seu organismo. Uma alimentação excessivamente ácida ou até mesmo casos de estresse podem causar o cheiro ruim dos pés. É importante saber a causa do problema insistente, para que se descubra como acabar com o chulé. Apesar das inúmeras causas possíveis, a grande maioria das pessoas que sofrem com o mau cheiro dos pés necessita adotar hábitos adequados.

529734 Como acabar com o chulé dicas.1 Como acabar com o chulé: dicasO mau cheiro é causado pela proliferação de bactérias e fungos, bem como pela sujeira que eles fazem (Foto: Divulgação)

O chulé é causado pela ação de bactérias e fungos, em associação com o suor. Nossa pele é repleta de micro-organismos e estes podem se proliferar rapidamente, com ajuda do calor e da sudorese. De uma forma mais simples, para que se possa entender, pode-se dizer que o excesso de bactérias e suas “fezes” fazem com que os pés fiquem fedorentos. Portanto, matar as bactérias é uma das formas de eliminar o chulé. O problema é que estes pequenos seres vêm e vão e nunca são definitivamente extintos. Por isso, o mau cheiro dos pés pode ser controlado, por meio da prevenção diária, feita com pequenos cuidados. Veja algumas dicas para acabar com o chulé.

Cuidados diários com os pés

A higiene dos pés é o ponto de partida para resolver o problema do chulé. Eles devem ser muito bem lavados, de preferência com sabonetes antibacterianos e com buchas, para que todo e qualquer vestígio seja eliminado. Nunca se pode deixar de lavar os vãos, entre os dedos. Após o banho, deve-se enxugá-los muito bem.

Para evitar o suor excessivo, pode-se recorrer a banhos de sal. Basta misturar um pouco do produto na água, mergulhando os pés, durante 10 minutos. Após, deve-se retirá-los e deixá-los secar naturalmente.

529734 Como acabar com o chulé dicas.2 Como acabar com o chulé: dicasA imersão dos pés em soluções com sal ou vinagre ajudam a eliminar o odor desagradável (Foto: Divulgação)

Para auxiliar o combate ao chulé, é válido fazer uma solução com água e vinagre, mergulhando os pés e deixando-os secar, da mesma forma descrita, acima, com o sal. Atenção: nunca coloque sapatos com os pés úmidos, principalmente com vestígios de vinagre, pois isso irá agravar o problema.

Se possível, é indicado trocar os calçados, todos os dias. Da mesma forma, a dica para acabar com o chulé é a troca diária de meias.

Dicas para evitar chulé

Diariamente, é bom usar talcos apropriados, dentro dos calçados. Se não houver antissépticos em casa, pode-se substituí-los por bicarbonato de sódio. Para acabar com o chulé, é importante, também, higienizar adequadamente os sapatos. A dica para eliminar odores dos calçados é deixá-los, durante 30 minutos, numa solução de água e bastante sal de cozinha. Após este tempo, lave-os com sabão neutro ou de coco, deixando-os secar, à sombra.

529734 Como acabar com o chulé dicas.3 Como acabar com o chulé: dicasO correto é a troca diária de meias e calçados (Foto: Divulgação)

Outra dica para acabar com o chulé é colocar bicarbonato de sódio, dentro dos calçados, deixando agir por 6 horas. Após isso, retire o pó do sapato, sem lavá-lo e use-o, normalmente.

Sempre que possível, faça uma boa limpeza nos pés, cortando as unhas e lixando sua parte de baixo, para as células mortas sejam removidas. Com estas dicas, a Bromidose (mais conhecida como chulé) será controlada e o problema do mau cheiro será resolvido.

529734 Como acabar com o chulé dicas.4 Como acabar com o chulé: dicas Com simples cuidados, a família toda vai ficar com os pés cheirosinhos (Foto: Divulgação)

Confira dicas para acabar com outros odores desagradáveis do corpo: Suor com odor forte: o que fazer

Bateu aquele cheirinho que lembra cebola? Leia: Mau cheiro nas axilas: como evitar

Conhece alguém com mau hálito? Leia: Como Acabar com  Mau Hálito

 

 

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.