Menu

Notícias

Atualizado em 30 de agosto de 2013, às 12:18 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Acabar com Mau Hálito

O mau hálito é um problema que incomoda muita gente, saiba como se livrar desse mal.

A halitose que significa mau hálito, afeta muitas pessoas. Cerca de 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica ou mau hálito em alguma época de sua vida. É constrangedor ter um hálito desagradável, muitas vezes o problema é encarado como falta de higiene bucal, mas nem todos os casos possuem esse motivo. Por isso é importante conhecer o que está causando o mau hálito para evitar e assim prevenir o mal.

901 como acabar com mau halito 300x300 Como Acabar com Mau Hálito  Muitas vezes a pessoa que tem mau hálito não sabe que sofre desse mal. (Foto: divulgação)

Causas do mau hálito

As causas do mau hálito podem ser muitas, como por exemplo:

- Higiene bucal inadequada (Escovação inadequada e falta do uso do fio dental);

- Gengivite;

-Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola;

- Tabaco e produtos alcoólicos;

- Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono);

- Doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Mau hálito matinal

Muitas pessoas têm mau hálito quando acordam de manhã, devido produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o Mau hálito matinal.

901 como acabar com mau halito 1 300x300 Como Acabar com Mau Hálito  Alguns cuidados podem acabar de vez com o mau hálito. (Foto: divulgação)

Como eliminar o mau hálito?

Quem já tem tendência ao mau hálito deve evitar os alimentos que causam o problema, como é o caso dos temperos fortes, cebola, alho. O consumo de leite, bebidas alcoólicas e outros alimentos com elevado teor de ácido também deixam a boca com odor. Além disso é necessário manter uma alimentação saudável, pois a falta de nutrientes também causa mau hálito.

Para manter o hálito fresco e saudável, adote hábitos como escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente removendo a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam. E no final de cada escovação, escovar bem a língua para eliminar os agentes causadores do mau hálito.

Quem usa dentadura deve retirá-la antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocando-a apenas pela manhã.

Visite seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes. Beber muita água é essencial para evitar que a boca fique seca e consequentemente eliminar o mau hálito. Outra dica importante é que pode ajudar a manter a hidratação da boca é mascar chicletes sem açúcar pois esse ato estimula a produção de saliva.

Caso o mau hálito continue, consulte seu dentista, visto que a causa pode ser um problema mais sério. Somente um profissional poderá afirmar se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.