Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Acabar com as Manchas

Como Acabar com as Manchas

Por Redacao

O inverno é uma excelente época para cuidar da pele, principalmente para fazer tratamento de manchas. Existem vários tipos de manchas que podem ocorrer por diversos motivos. Vamos conferir abaixo os tipos de manchas e suas causas, assim como também os tratamentos.

Existem vários tipos de tratamentos para manchas. (Foto: divulgação)

Tipos de manchas

  • Sardas: são manchas castanho-claras ou escuras e são causadas após a exposição UV e principalmente após a queimadura solar. Elas costumam ser mais freqüentes em pessoas de pele clara, cabelos loiros e ruivos. Atinge principalmente a face e membros superiores. Acentua-se no verão e melhoram no inverno.
  • Melanose solar ou senil: é causada por uma ação acumulativa da luz solar na pele, após décadas de vida. São manchas de até 1,5 cm de diâmetro, castanhas, aparecem no dorso das mãos, antebraços e face.
  • Melasma ou cloasma: Atinge o rosto, é mais freqüente em mulheres com mais de 25 anos, aparecendo após a gravidez ou terapia hormonal. Mas, também podem atingir jovens que nunca estiveram grávidas ou que nunca receberam hormônio. Homens também podem ser afetados por este tipo de mancha.
Procure um dermatologista para saber qual é o tratamento indicado para o seu caso. (Foto: divulgação)

Tratamento para manchas:

Para tratar das manchas o ideal é procurar um dermatologista, onde se costumam prescrever diversos tipos de ácidos clareadores para reduzir as manchas e como preparação da pele para o peeling, que é o processo de descamar ou esfoliar a pele.

É necessário preparar a pele algumas semanas antes para iniciar o tratamento, e isto inclui uma boa hidratação, a eliminação ou redução de manchas preexistentes e diminuição suave da espessura da camada córnea, que é conquistada com a aplicação de cremes à base de ácido retinóico e hidroquinona. Tanto na fase de preparação como no pós peeling a fotoproteção é essencial, com um fotoprotetor mínimo de FPS 30.

Intensidade do peeling

  • Superficial: É o feito na camada mais externa da pele, a epiderme e em intervalos que variam de uma semana a 15 dias, numa série de 5 peelings. Na maioria das vezes não ocorrem complicações.
  • Médio: Remove parcial ou totalmente a epiderme, atingindo a parte superficial da derme.
  • Profundo: Remoção da epiderme é total e atinge até o nível médio da derme. Pode ocorrer complicações maiores nesse tipo de peeling. O peeling profundo é um pouco dolorido e a pessoa fica impedida de sair de casa por uns 3 a 4 dias por causa da descamação intensa.

Tipos de peeling

  • Químico: Produtos químicos são usados para fazer esfoliação da pele. Os produtos mais utilizados são: Ácido retinóico, Ácido glicólico, Ácido tricloroacético, Ácido salicílico, Pasta de resorcina, Ácido pirúvico e Fenol.
  • Mecânico: Conhecido como peeling de cristal, consiste numa microdermoabrasão da pele com cristais, removendo as células mortas e resultando em uma pele com mais brilho. É usado no tratamento de cicatrizes de acne, estrias, manchas e para dar viço à pele.
  • Laser ou luz pulsada: O Quantum é uma luz intensa e não um laser. É utilizado para remoção de manchas e vasos na face. Trás ótimos resultados para manchas senis, manchas no pescoço e melasma.

Os lasers utilizados para eliminar manchas são: Argônio, DYE Corante, Rubi. O laser é doloroso e por isso pode haver necessidade de se utilizar algum tipo de anestésico.

E nunca se esqueça que para realizar qualquer procedimento para acabar com as manchas é importante buscar por profissionais da área, dermatologistas que são aptos para realizar esse tipo de trabalho. Seria interessante procurar por membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia ou Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Recomendado para você
Cursos

Cursos de Qualificação Gratuito em Vitória

Notícias

Site Dia a Dia Educação, www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Notícias

5 profissões da era digital que você precisa conhecer

Notícias

G1 Fantástico – www.fantastico.com.br

Comentários
  1. Ilma disse:

    Sairam duas manchas no meu rosto,procurei uma dermatologista e ela mim recomedou um creme manipulado a base de hidroquinona,mas não resolveu meu problema será que não usei o tempo necessário? e gostária de saber se posso usar um protetor de fps mais alto,e posso repetir o creme?
    agradeço se´poder mim ajudar.
    um abraço tenha uma boa tarde.

  2. Ihanara Carolina dos Santos disse:

    De uns meses pra cá começou a sair algumas manchas brancas no meu corpo começou com 1 pequena mancha e agora são varias ela é como se fosse um pano brancos ela começa pequena e vai abrindo..Pode ser por causa da minha rescente gravides minha filha esta com 3 meses..

  3. samuel de jesus araújo disse:

    nasçe v´[arias espinhas no rosto e quando desaparecem ficam as manchas será que sai com o tempo ou tem algum produto bom pra tirar mancha

  4. Silvana de Lima disse:

    Olá, meu problema são manchas escuras no rosto, logo após minha gravidez elas apareceram, uma dermatologista me receitou hidroquinona manipulado, no começo até notei diferença, mas depois parece q minha pele se acostumou com o creme e ñ vi mais resultados… Passava o protetor tbm, mas parei de passar o creme e continuo com o rosto manchado, isso me incomoda mto, se puderem me ajudar ficarei mto grata!!! Bjs, Deus abençôe!!!!

  5. Alexsandra disse:

    Boa noite!
    Estou com trintas anos até então meu rosto nao apresentava nenhuma mancha. Há algum tempo começou aparecer algumas não sei se é sol ou anticoncepcional, mas isso está me pertubando muito, ja usei alguns produtos natura, avon e nada. Gostaria de saber algum produto bem eficaz se possível. Ficarei muito grata e desde já agradeço a oportunidade em deixar meu comentário. Abraços…

  6. Solange disse:

    Gostaria de saber o nome de produtos que posso usar nas manchas que tenho, melasma tenho 36anos ja usei ácidos resolve, depois volta mais forte uso protetor photoderm max creme tinto 100, gostaria de saber se protetor com base é bom e se tem coisas natural para acabar com as manchas no rosto desde ja agradeço.

  7. cezar disse:

    tenho mancha no rosto quero fazer a laize e recomentado

  8. vanilde disse:

    oi meu nome e vanilde ,tenho 35anos ,de uns tempos veem aparecendo manchas escuras no meu rosto e testa,gostari que me indicasse um produto ,que acabe com essas manchas ,tenho a pele clara. espero u retorno ,,,,,,

  9. samuel luiz vilela de souza disse:

    tenho mancha no meu rosto
    e ja usei varios tratamentos recomendado pelos dermatologista e nao resolveu meu problema
    sera recomendado o uso do laser
    para remoção???

  10. bruna disse:

    depois de fazer o peeling de cristal , a pele fica feia antes da recuperaçao?.

  11. Karen disse:

    Olá!

    Alguns produtos que são passados na pele, no início podem causar vermelhidão, ou até descamar. Mas é necessário verificar com o profissional que aplicou o produto, ou com um dermatologista de confiança.

    Obrigada.

  12. aline disse:

    OLHA KERIA Q VC ME AJUDASSE TENHO MANCHAS ESCURA NO PESCOÇO TEM DIAS Q CLAREA NORMALMENTE MAS TEM DIAS Q TA ESCURO UMAS MANCHAS ESCURA ISSO NO VERAO ESCURESSE MAIS PQ NO INVERNO MEU PESCOÇO É CLARO. OK EU FAÇO KERIA SABER SUA OPINIAO. OBRIGADA

  13. Karen - Equipe Mundo das Tribos disse:

    Olá, Aline.

    O primeiro passo é entrar em contato com um dermatologista para ele analisar o porque destas manchas, a partir disto, ficará fácil encontrar o produto exato para acabar com suas manchas.

    Obrigada e boa sorte!!

  14. deiridan disse:

    oi eu tenho manchas no rosto que adquiri na gravidez minha ja tem 11 anos e naõ tem jeito elas continuam ali,mi sinto muito pq ja tenho a pele morena,tenho vergonha pq parece que sempre estou com o rosto sujo sera que tem como tira?bjs

  15. carlos andre silva pereira disse:

    olha so dr; tenho muitas manchas causadas por espinhas queria saber
    o que de devo fazer para acabar com essas manchas
    ja no aquento mais olhar no espelho e ver esssas machas horriveis

  16. Francisco Junior disse:

    Deiridan é aconselhável procurar um dermatologista para avaliar seu caso e passar o melhor tratamento adequado.

  17. nusa disse:

    ola preciso saber se rosavit demora para dar resutado

  18. flavia disse:

    tenho 14 anos e meu rosto e todo manchado de espinhas eu queria tanto acabar com as minhas manchas

  19. luciana magalhães lopes disse:

    boa tarde! durante a minha gravidez eu tive manchas no meu rosto eu não sei o que fazer eu já usei vários clareadores mas não adiantou. me ajude o que eu faço tenho 26 anos.

  20. luciana lopes disse:

    tenho manchas desde quando eu estava grávida tenho 26 anos e o meu filho tem 4 já usei vários clareadores mas ainda contua as manchas será que eu ainda consigo remove-las.beijos ! me dê uma resposta por favor morro de vergonha porque a minha pele é branca aí todo mundo repara quero ficar com uma pele limpa e saudável para eu poder me sentir bonita denovo.

  21. angela barbosa disse:

    meu filho esta com duas manchas escuras no pescoso o que devo fazer . que tipo de medico procuro?

  22. karlos disse:

    tenho manhas escuras no rosto do sol e pele um pouco irritada e sou moreno escuro o que posso ta fazendo?

  23. MTJac disse:

    Olá Karlos, basta seguir as instruções que estão no texto ou procure um demartologista.

    Boa sorte!

  24. Maurino disse:

    Apareceu no meu corpo uns ematomas “manchas”. Fui a Dermatólogista ela disse que é Melasma. Só que está localizada nos ombros em baixo do peito direito as manchas são maiores . E agora estão nas virilhas , algumas nas coxas e tambem no antebraço.
    Como resolvo este problema ? Tenho vergonha de ficar sem camisa.

    At,
    Maurino

  25. joanira rodrigues disse:

    tenho manchas escuras em volta do pescoço que parecem sujeira e gostaria de saber se tem algum acido que eu posa usar obrigado

  26. aline disse:

    eu estou com umas manchas estranhas no rosto o q devo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *