Brasil

Como Acabar com as Aftas? / O Que É Afta?

Por Redacao

Como Acabar com as Aftas? / O Que É Afta? A afta é uma enfermidade da mucosa bucal muito comum, que tem como característica úlceras, ou seja, feridas, que são branco-amareladas de contorno avermelhado, múltiplas ou solitárias. Não se sabe ainda o que causa a afta, embora haja evidências de auto-imunidade. Ela pode estar ligada a alterações genitais (ciclo menstrual) e de outros órgãos. Na maioria dos casos, ocorre a nítida associação com o estresse emocional ou ingestão de alimentos.

Como Acabar com as Aftas? / O Que É Afta? (Foto Ilustrativa)

Como Acabar com as Aftas? / O Que É Afta?

Mas afinal, Como Acabar com as Aftas? / O Que É Afta? Para quem não sabe a afta é, raramente, vista em fumantes, que, devido a ação irritativa do fumo e da temperatura do cigarro, têm uma mucosa mais espessa e resistente. A afta se manifesta através de lesões que variam em número e intensidade sendo percebidas pela ardência e área avermelhada. Podem ocorrer em toda a mucosa oral, sendo mais freqüente na borda da língua e sulcos gengivo-labiais. As lesões da afta minor, pequenas e superficiais, costumam desaparecer, em média, em dez dias e não deixam cicatrizes. No caso da major pode levar até um mês para regredir e deixa cicatrizes. Podem existir agrupamentos de lesões, que são chamadas de afta herpetiforme.

Leia mais informações sobre: ESTRESSE PODE CAUSAR AFTAS NA BOCA

Como diagnosticar?

Quem faz qualquer movimentação como comer ou beber acaba sentindo uma certa ardência (Foto Ilustrativa)

O diagnostico se faz a partir da identificação da úlcera, recoberta por uma membrana branco-amarelada e circundada por um halo vermelho. Outra forma bastante comum de perceber a afta é a dor que a pessoa tem ao comer ou beber algo, ou até mesmo escovando os dentes. O normal, claro, é sentir uma certa ardência, mas nada muito grave, sem sangue ou qualquer algo do tipo.

Como tratar

Existem diversos remédios no mercado, mas a melhor forma é deixar com que a ferida se cure sozinha (Foto Ilustrativa)

Para fazer o tratamento da afta depende da intensidade do quadro. As medicações de uso sistêmico, como os imunossupressores, são mais eficientes na redução dos sintomas. Só que por possuírem efeitos colaterais indesejáveis são deixadas para os casos mais severos da doença. Os casos de afta mais leves podem ser tratados com aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios, anestésicos ou protetores de mucosa, naturais ou sintéticos.

Leia mais informações sobre: TRATAMENTOS CASEIROS CONTRA A AFTA

Formas de evitar

Certos alimentos ajudam a cicatrizar a ferida (Foto Ilustrativa)

Uma das formas para evitar aftas no caso de pessoas com propensão para adquiri-la, devem evitar consumir frutas e condimentos ácidos. O combate ao estresse também é um forte aliado para evitar que a afta “estoure” na boca ou na língua.

Quer mais dicas de saúdes? Temos vários artigos sobre esse e outros temas, fique aqui no Mundo das Tribos!

Recomendado para você

Brasil

Conta de E-mail Grátis: Hotmail, Gmail e Yahoo

Brasil

2ª Via Telemar – Segunda Via Conta OI

Brasil

Vagas de Emprego na NET – Trabalhe Conosco NET

Brasil

Como Fazer um MSN Novo – Criar MSN para Bate Papo

Comentários

25 respostas para “Como Acabar com as Aftas? / O Que É Afta?”

  1. gui disse:

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre A. P. de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que aa venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele A.P. não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas tda manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e sua vida não será mais a mesma

  2. tulio disse:

    nossa estou com uma isso é horrível ñ desejo a ninguém.

  3. fernanda lourranny ferreira rocha disse:

    nossa muito legal o site gostei mesmo. aqui pude tirar minhas duvidas….

  4. eduarda disse:

    como me livro das aftas da boca?
    é verdade que limao adianta?
    ou sal?
    qual adinta mais rapido ou pomada

  5. Franciele disse:

    Doi muitoooo….Ja usei abocrisil vc pega um cotonete molha nele e coloca em cima da afita espera um pouko arde um monte mas duas vezes que vc faz sara….sofro muito com essa praguinha

  6. Grace Kelly disse:

    Tem uma pomada a base de acetonida que é ótima e deve ser passada antes de dormir pq a boca fica grudada, foi a solução que encontrei, já que afta não tem cura.

  7. beatriz disse:

    a minha afita doi muito e a minha boca ñ para de inchar o que eu fasso.

  8. beatriz disse:

    eu esto com uma afita na boca e o meu labio esta inchado como eu concigo tirar a afita e dinsichar a boca.

  9. Alexia disse:

    Tratamento Afta
    É individualizado, visando aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto. Bicarbonato de sódio: serve para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela. Faz a afta demorar ainda mais a desaparecer. O bicarbonato destrói os tecidos saudáveis da mucosa.

    Antiinflamatório corticóide: é muito usado em bochechos ou em pomadas apropriadas. Há também injeções antiinflamatórias que são aplicadas sobre a lesão.

    Dicas Afta
    Desconfie sempre daquelas aftas quer nunca cicatrizam, e perduram por 20 a 30 dias. Nesse caso, é preciso avaliar se não há uma doença mais grave por trás, como herpes ou até mesmo Aids.

    Os fumantes e pessoas que gostam de bebidas fortes, tipo uisque e vodka, precisam analisar as aftas com cuidado porque correm o risco de desenvolver tumores malignos na boca.
    Fonte(s):

  10. Andressa disse:

    As aftas podem ser manifestações de diversas doenças, tanto carência de alguns nutrientes como doenças infecto-contagiosas. Então se você possui aftas que aparecem constantemente procure um médico para diagnosticá-las.

  11. daniel disse:

    passa vinagre com sal é bom de mais

  12. carlos disse:

    tenho 30 anos e desde dos 5 sofro com aftas ja tive aftas do tamanhoda ponta do meu dedo mindinho e sempre tenho mais de 5 aftas imaginen vc ficar o tempo todo com dor na boca sem poder comer nada solido é muito ruim hoje mesmo tenho tres na gengeva e mais tres na lingua se alguem conhecer algum remedio pode passar porq em trinta anos não achei nada um abraço.

  13. Carlos Eduardo disse:

    Gostei muito dessa informação as aftas também, podem ser curadas através do creme dental, pois no creme dental contém anti-septicos.

  14. isa disse:

    Ain tou com uma afta enorme nos meus labios e seim querer eu fui comer e mordi ela doeu pra caramba meus olhos encheram de lagrimas !!!

  15. FABI disse:

    estou com uma afta e doi mesmooooooooo, mais esse site mim ajudou bastante..!

  16. lucas disse:

    afta doi demais. no site tinha tudo que eu queria

  17. SAVIO disse:

    medicamento que uso para AFTA e resolve é: ONCILOM EM ORABASE ou generico TRIANCINOLONA ACETONIDA em orabase.

  18. RODRIGO disse:

    ONSILON (POMADA) É O MELHOR REMÉDIO PARA AFITA

  19. Elaine disse:

    Gostei do site pq tem todas as informaçoes que eu queria saber sobre a afta. É muito doloroso! Constantemente aparece uma afta em mim, é horrível e doi muito , as vezes nem se pode alimentar adequado. Mas a informaçao foi muito válida. Obrigada!

  20. dener disse:

    esse site é muito bomfalo de todo eu tanbem estou com isso

  21. Rafael disse:

    Quem escreveu o texto,só se esqueceu de dizer o principal:
    Dói demaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!!
    Mais q um furúnculo!!
    Pior ainda,qdo tu come alguma coisa,esquece q ela tá ali,e o alimento cai bem em cima!
    Deve a ver algum remédio eficiente contra essa praga,não é possível…
    Caraca,dói mais q caxumba e hérnia d disco juntas!

  22. Rosi disse:

    Não aguento mais essas aftas! O site é bom, pudi entender melhor essas praguinhas!rsrsrsrs

  23. carmem disse:

    gostaria de saber qual o remédio adequado para combater pois estousempre com afta ja percebir que elas aparecem sempre que como coisas azeda e doces ex:leite condensado,doce de goiaba,confeite de bolo.

  24. rodrigo disse:

    legal esse site!!!!!!
    estou com uma afta há alguns dias e estou passando remedio e não estou tendo resultados!!!!!!!!!!
    parece q essa porcaria de afta não quer me largar rsrsrsrsrsrsrs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Tony disse:

    Achei o site Bom, pois estou sofrendo com este problema e necessitava de informação de como combater a mesma.
    Até mais
    Tony

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *