Menu

Brasil

Atualizado em 4 de setembro de 2013, às 14:59 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Acabar com a Sensibilidade dos Dentes

A sensibilidade nos dentes é um problema que pode ser tratado com cremes dentais adequados, consulte um dentista.

Muitas pessoas reclamam de sensibilidade nos dentes sem saber direito qual é a sua causa e que medidas simples podem acabar com esse mal. A sensibilidade dos dentes é a dor causada por desgaste da superfície do dente. Entada as causas da sensibilidade nos dentes, assim como também o que evitar para não sofrer a incidência do problema várias vezes.

O que causa a sensibilidade nos dentes

O que causa essa sensibilidade nos dentes na fase adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. O fato de a raiz não está coberta pelo esmalte, faz com que milhares de canalículos que vão do centro do dente levem o feixe nervoso da polpa até a superfície ficando expostos e resultando na dor. Geralmente quando calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, a pessoa sente dor.

874 como acabar com a sensibilidade dos dentes 1 300x300 Como Acabar com a Sensibilidade dos DentesConsulte o dentista para um tratamento adequado para a sensibilidade de seus dentes. (Foto: divulgação)

Vários motivos podem desencadear problemas de sensibilidade nos dentes, tais como choque térmico provocado pelo consumo de bebidas, ingestão de alimentos ácidos, refluxo, bulimia, entre outras enfermidades que interferem no fluxo de saliva.

Como tratar a sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dos dentes não deve ser ignorada visto que pode causar outros problemas de saúde bucal. Para saber se seus dentes são sensíveis, verifique se você sente alguma sensação dolorosa nos dentes depois de ingerir bebidas ou comidas quentes ou frias.

Para um tratamento adequado para a sensibilidade dos dentes, procure um dentista. A sensibilidade dos dentes em geral pode ser tratada e curada. O dentista poderá prescrever flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor. O uso de um creme dental desensibilizante também promete auxiliar no combate as dores nos dentes e torná-los mais resistentes. Adotar uma escova de dente macia e completar a limpeza com fio dental também são medidas importantes para acabar com a sensibilidade dentária. A pessoa também poderá tentar utilizar cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.

Verifique com o dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade. Na hora de escovar os dentes tenha cuidado, evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados e justos pode prejudicar, levando também à abrasão.

874 como acabar com a sensibilidade dos dentes 300x300 Como Acabar com a Sensibilidade dos DentesEvite alimentos que causam a sensibilidade. (Foto: divulgação)

Dicas simples para combater a sensibilidade dos dentes

- Use sempre escovas macias com ponta e cerdas arredondadas, também atente-se ao ato da escovação, ela deve ser sempre circular;

- Evite cremes dentais clareadores;

- Evite também produtos clareadores sem a prescrição de um dentista;

- Evite as frutas cítricas e também sucos feitos com as mesmas;

- Mesmo que a dor esteja forte não deixe de escovar os dentes e usar o fio dental antes da escovação.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.