Menu

Economia

Atualizado em 10 de fevereiro de 2012, às 10:15 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como abrir uma cooperativa

Para abrir uma cooperativa, é preciso ter pelo menos 20 pessoas participando, que serão os associados e responsáveis por tomar todas as decisões do negócio.
392145 como abrir uma cooperativa Como abrir uma cooperativaSímbolo universal do cooperativismo

As cooperativas são empresas que têm o objetivo de prestar serviços ou desenvolver produtos de seus cooperados em condições mais vantajosas do que eles teriam caso optassem por montar uma empresa separadamente para disponibilizar tais produtos ou serviços no mercado.

Para abrir uma cooperativa, de acordo com a legislação brasileira, são necessárias pelo menos 20 pessoas físicas, que devem ter um interesse econômico em comum e aderirem à sociedade de forma voluntária e livre. Cada um dos associados tem direito a um voto e os lucros são divididos proporcionalmente à participação de cada cooperado.

São os associados que definem todas as etapas de planejamento da cooperativa e que decidem os rumos que ela irá tomar. Além disso, eles podem ter uma série de benefícios na obtenção de crédito, com custos menores em relação às instituições bancárias.

Primeiros passos

Depois de reunir o número mínimo de associados para a formação da cooperativa, é preciso determinar os objetivos da empresa, criar uma comissão para tratar das providências necessárias para a formalização da cooperativa e escolher uma pessoa para coordenar os trabalhos.

Em seguida, os associados devem se reunir e discutir as condições de viabilidade da cooperativa, considerando a área de atuação, a contratação de profissionais qualificados para administrar o empreendimento, os investimentos que serão feitos, o volume de negócios e o real interesse de todos em participar realmente da cooperativa.

Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa

O próximo passo é elaborar e discutir uma proposta de estatuto e convocar os interessados na fundação da sociedade para a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa, que deve ter a presença mínima de 20 pessoas.

O estatuto social deve ser aprovado, no esquema de votos, para que a cooperativa seja fundada, registrando a sua constituição em livro oficial e elaborando a Ata de constituição da cooperativa.

Registro

A Ata e o Estatuto Social devem ser encaminhados, juntamente com todos os documentos exigidos, para serem registrados no Cartório de Títulos e Documentos, na Junta Comercial e no Ministério da Fazenda. Desta forma, a cooperativa passa a existir legalmente.

Outras informações

Para buscar maiores informações e até mesmo um auxílio para abrir uma cooperativa, os interessados podem procurar a Organização das Cooperativas Brasileiras (www.brasilcooperativo.coop.br), a Organização das Cooperativas (OCE) do seu estado e também o Sebrae (www.sebrae.com.br).

Nessas instituições é possível encontrar todos os formulários que os associados devem preencher e alguns modelos de estatuto, além de outros detalhes.

392145 como abrir uma cooperativa 1 Como abrir uma cooperativaExistem vários tipos de cooperativas, como as de táxi

 

392145 como abrir uma cooperativa 2 Como abrir uma cooperativaA Unimed é uma cooperativa de médicos