Como a depressão afeta a saúde

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão ou de algum outro problema mental. O índice é preocupante, principalmente porque a doença afeta a saúde como um todo.

A depressão afeta 17% da população mundial. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Mulheres são mais suscetíveis à depressão

A depressão afeta 17% da população mundial, sendo que a maioria das vítimas é formada por mulheres. O sexo feminino é mais vulnerável a doença principalmente por causa da incidência da depressão pós-parto, que afeta uma em cada cinco.

PUBLICIDADE

A OMS acredita que a depressão diminui muito a qualidade de vida e aumenta as chances de outras doenças. A organização ainda estima que, em 2020, a depressão será um problema tão comum quanto à dor nas costas.

A depressão afeta a saúde

A depressão pode contribuir com o surgimento de outros problemas de saúde. Veja quais são:

Câncer
Alguns estudos relacionam o aparecimento do câncer à depressão. Isto acontece porque o funcionamento do sistema imunológico do indivíduo se torna deficiente. O paciente diagnosticado com depressão também costuma ter mais dificuldades para enfrentar o tratamento.

Problemas cardíacos
Um estudo realizado nos Estados Unidos comprovou que a depressão em mulheres com mais de 50 anos aumenta as chances de problemas cardíacos, como o infarto.

A depressão intensifica os episódios de insônia e prejudica a rotina. (Foto:Divulgação)

 Insônia
A pessoa diagnosticada com depressão normalmente tem dificuldades para dormir, o que pode desencadear a insônia. Com o organismo cansado, fica complicado realizar as atividades durante o dia.

Problemas intestinais
A diarreia inconveniente ou a prisão de ventre não são problemas causados apenas pela alimentação inadequada. Em alguns casos, a depressão pode afetar o funcionamento do intestino, pois dificulta a transmissão de informações do cérebro.

PUBLICIDADE

Transtornos alimentares
Quem sofre de depressão tem fortes chances de desenvolver algum transtorno alimentar, abusando da quantidade de comida (obesidade) ou evitando o consumo de alimentos para não engordar (anorexia e bulimia).

Aparecimento de herpes
Como a depressão favorece a diminuição da imunidade, ela favorece o surgimento de herpes.

Dores musculares
A pessoa deprimida tende a ter uma postura desleixada, o que acaba gerando tensão nos músculos. A dificuldade de oxigenação e vascularização é responsável por causar dor e desconforto no corpo.

A depressão pode causar dores musculares. (Foto:Divulgação)

Sobre a depressão

A depressão se manifesta como uma tristeza com longa duração. Por causa deste sentimento negativo, o indivíduo não consegue levar uma vida normal. Entre os principais sintomas da depressão, vale ressaltar a preocupação exagerada, o estresse, a culpa, o pessimismo, a irritabilidade, a dificuldade de concentração e a solidão.

Veja também: As profissões que mais causam depressão

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.