Menu

Culinária

Atualizado em 1 de junho de 2011, às 12:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas Típicas do São João

Comidas Típicas do São João 1 300x184 Comidas Típicas do São João

Não há ao certo uma unanimidade a respeito da origem das festas juninas. Alguns dizem que é a ocorrência da festa é simplesmente uma junção de outras festividades no mês de junho, enquanto outros explicam a origem na homenagem que diferentes países da Europa faziam a São João. Mas, independente disso, no Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses que “colonizaram” a terra tupiniquim e, depois, como quase tudo aqui, a celebração ganhou outras características, através da cultura indígena e afro-brasileira. Hoje, as festas juninas acontecem em todo o país e, junta a elas, as comidas típicas do período de homenagem a São João.

O principal alimento presente na mesa na época de junho é o milho. Isso simplesmente porque a colheita de milho é abundante na época do sexto mês do ano. Sendo assim, é comum encontrarmos, nas festividades, ou simplesmente nas casas mais afastadas da cidade, onde a colheita é a principal fonte de alimentação nas residências, uma diversidade de pratos derivados do cereal.  Doces e salgados podem ser encontrados com grande facilidade, sejam em formato de canjica, curau, pamonha, cuscuz, ou simplesmente o milho cozido, a famosa pipoca, salgada ou doce ou bolos e doces de milho.

Comidas Típicas do São João 300x199 Comidas Típicas do São João

Em uma lista, em ordem alfabética, estão as principais comidas típicas do período de festa junina, ou simplesmente festas de São João: arroz doce, amendoim doce, amendoim salgado, batata doce, bolo de amendoim, bolo de cenoura, bolo de fubá, bolo de milho com chocolate, bolo de milho com coco, bolinho de mandioca, bolo de milho verde, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cachorro quente, cocada, canjica, cuscuz, doce de leite, doce de abóbora, maça do amor, milho cozido, pipoca com manteiga, pipoca doce, paçoca, pamonha, pé de moleque, pinhão cozido, quentão, torta de banana, vinho quente e muitos outros que, dependendo da região do Brasil, são comumente visto na época, sendo tradicionais, e também aqueles que foram adicionados, com o tempo, às opções da mesa. Mas, pode ter certeza, a lista é muito maior.

Em praticamente todas as cidades que compõem a Grande São Paulo, no estado homônimo, é muito comum encontrar as festividades de São João no formato de quermesse, geralmente promovidos por igrejas católicas, onde todas as delícias citadas acima estão presentes, junto a diversas brincadeiras como pescaria, acerte ao alvo, corrida de sacos, ovo na colher, danças, representações, músicas e muita festa. Atualmente, as cerimônias juninas são acompanhadas de shows e apresentações de artistas famosos, geralmente ligados à música sertaneja, ao forró, ou outros ritmos musicais dançantes como o axé ou o samba.

É comum também, principalmente devido ao sucesso comercial que a festa proporciona, somado ao período de férias escolar, que as festas juninas tenham edições no sétimo mês do ano, julho. Por isso, cada vez mais acontecem as festas juninas, com as mesmas características da ocorrida no mês anterior. As delícias, brincadeiras e diversão de São João estão presentes por mais um período no ano, para a alegria de muitos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.