Menu
Você está em: MundoDasTribos > Comidas típicas do São João

Já sabe o que vai preparar para a festa junina? Então confira algumas sugestões de comidas típicas.
4 5 Votos 4 - Votar

As comidas típicas do são joão são saborosas, temáticas e valorizam as principais tradições dos festejos juninos. Os quitutes doces e salgados são preparados com ingredientes que estão presentes na vida do povo “caipira”, como é o caso do milho verde, do amendoim e do coco. Nessa matéria, iremos apresentar algumas sugestões para o cardápio e ensinar receitas irresistíveis.

202359 Comidas típicas do São João 5 Comidas típicas do São João Comidas típicas do São João. (Foto: Divulgação)

O mês de Junho está chegando e junto com ele vêm às comemorações das festas juninas. E a festa de São João é uma das festas mais animadas do ano, com muita música animada, brincadeira e, é claro, comida boa. Os pratos típicos deixam qualquer um com água na boca e fazem sucesso absoluto nas barraquinhas.

Confira: Festa Junina, Festa de São João 2015

Comidas típicas do São João

As comidas de festa junina procuram valorizar a cultura do povo brasileiro, principalmente a do campo. Por isso as receitas envolvem muitos cereais e sabores marcantes. Existem muitas opções de iguarias para incluir no cardápio de são joão, como bolo de milho verde, biscoito de polvilho, pipoca, quebra-queixo, cocada, broa de fubá, entre outras delícias.

Você pode preparar as comidas típicas de são joão em casa. Confira a seguir quatro receitas irresistíveis que separamos para você:

Arroz Doce

202359 Comidas típicas do São João 6 Comidas típicas do São João Arroz Doce. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
2 e ½ xícaras de arroz
1 lata de leite condensado
canela em pó para polvilhar
1 litro de leite
6 cravos da índia

Modo de Preparo:
Coloque o arroz em uma panela com a água e cozinhe bem, até ficar sequinho. Acrescente o leite condensado e os cravos da índia. Cozinhe por mais 20 minutos, sempre mexendo com uma colher, para não grudar. Coloque o arroz doce em potinhos e polvilhe canela.

Canjica

202359 Comidas típicas do São João 7 Comidas típicas do São João Receita de canjica. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
½  (sopa) de manteiga
Pedacinhos de canela em pau
½ quilo de canjica
Açúcar a gosto
½ litro de leite

Modo de Preparo:
Coloque a canjica de molho de um dia para o outro. Na manhã seguinte, coloque-a na panela de pressão com água e deixe cozinhar em fogo baixo. Assim que a canjica estiver mole, escorra o que restar da água. Acrescente o açúcar, o leite, a manteiga e a canela em pau. Deixe cozinhar por mais alguns minutos. Para tornar o doce ainda mais saboroso, acrescente leite de coco e amendoim moído.

Veja também: Festa Junina Comidas Típicas

Curau de milho

202359 Comidas típicas do São João 8 Comidas típicas do São João Curau de milho. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
12 espigas de milho verde
1  colher (sopa) rasa de manteiga
2  de açúcar
Canela em pó a gosto
500 ml de leite

Modo de Preparo
Rale as espigas e coloque os grãos no liquidificador, juntamente com o leite. Bata bem e depois passe em uma peneira. Em uma panela, junte essa mistura com manteiga e açúcar. Leve ao fogo e mexa bem até engrossar. Coloque o curau em potinhos e polvilhe canela.

Pamonha doce

202359 Comidas típicas do São João 9 Comidas típicas do São João Pamonha doce. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
5 espigas de milho verde grandes
1 colher (sopa) de manteiga
1  (chá) de açúcar
½  (chá) de leite

Modo de Preparo
Descasque as espigas (reservar a palha), eliminando os fios. Corte os grãos com o auxílio de uma faca e coloque-os no liquidificador. Bata até obter um creme. Misture esse creme de milho com leite, manteiga e açúcar, depois leve ao fogo baixo. Faça saquinhos com as palhas e, em seguida, é só adicionar o creme de milho. Quando as pamonhas estiverem prontas, coloque-as em uma panela com água para cozinhar (até o ponto da palha amarelar).

Leia mais: Comidas típicas para festa junina

Agora é só preparar a sua festa e dançar muito. Estas são as comidas típicas do são joão que vão deixar sua mesa apetitosa e convidativa.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL