Menu

Culinária

Atualizado em 4 de junho de 2011, às 16:15 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas típicas do São João

Comida 3 300x195 Comidas típicas do São João

O mês de Junho já chegou e junto com ele vêm às comemorações das festas juninas. E a festa de São João é uma das festas mais animadas do ano, como muita musica animada, que é o forró, uma fogueira para esquentar, para aqueles que gostam um bom licor, que é a bebida da época, muitos fogos, e o melhor, comidas deliciosas, como pamonha, canjica, milho cozido, bolo de milho, mungunzá, curau, lelê, arroz doce, bolo de aipim, de puba e muitas outras variedades. Estas são as comidas típicas do São João.

Comida 2 200x250 Comidas típicas do São João

E pensando que você pode querer fazer um São João danado de bom na sua casa, e como não pode faltar às comidas típicas, é que vamos lhe dar algumas receitas deliciosas para você fazer para esta noite tão animada.

ARROZ DOCE
Ingredientes:
2 e ½ xícaras de arroz
1 lata de leite condensado
canela em pó para polvilhar
1 litro de leite
6 cravos da índia

Modo de Preparo:
Cozinhe o arroz em 6 xícaras de água, quando estiver sequinho colocar o leite, o leite condensado e os cravos da índia, deixe cozinhar mais uns 20 minutos mexendo sempre para não grudar. Depois de pronto, sirva frio ou quente polvilhado com canela em pó.

CANJICA
Ingredientes
½  (sopa) de manteiga
Pedacinhos de canela em pau
½ quilo de canjica
Açúcar a gosto
½ litro de leite

Modo de Preparo:
Deixar a canjica de molho, de um dia para o outro. No dia seguinte, levar para cozinhar em fogo brando. Quando a canjica estiver quase mole, escorrer a água e colocar o leite, o açúcar, a manteiga e os pedacinhos da canela em pau. Deixar no fogo até acabar de amolecer. Para variar o sabor, pode colocar: leite condensado, 1 vidro de leite de coco (com 2 gemas), amendoim torrado e moído.

CURAU
Ingredientes
12 espigas de milho verde
1  (sopa) rasa de manteiga
2  de açúcar
Canela em pó a gosto
500 ml de leite

Modo de Preparo
Ralar as espigas ou cortar os grãos com uma faca e colocar no liquidificador, raspar os sabugos para melhor aproveitamento e juntar, à massa obtida, leite. Passar tudo por uma peneira fina ou coar em um guardanapo de pano úmido. Colocar em uma panela, juntar a manteiga, o açúcar e levar ao fogo brando; mexer sempre até engrossar. Estando bem cozido, retirar do fogo e despejar o creme em taças. Polvilhar com canela em pó.

PAMONHA
Ingredientes
5 espigas de milho verde grandes
1  (sopa) de manteiga
1  (chá) de açúcar
½  (chá) de leite

Modo de Preparo
Descascar as espigas (reservar a palha), eliminando os fios. Usando uma faca afiada, cortar os grãos de milho bem rente ao sabugo. Colocar no copo do liquidificador e bater até obter um creme. Reservar. Aquecer o leite junto com a manteiga e o açúcar até a manteiga derreter. Apagar o fogo e deixar esfriar.

Enquanto isso, escolher as palhas maiores, dobrar e costurar as laterais, fazendo saquinhos. Adicionar o creme de milho à mistura de leite, mexer bem e distribuir o creme obtido entre os saquinhos. Fechar bem, amarrando com tiras de palha. Colocar os saquinhos numa panela com água e cozinhar até que a pamonha esteja firme e a palha amarelada. Servir quente ou fria.
Agora é só preparar a sua festa e dançar muito. Estas são as delícias do São João que vai deixar sua mesa apetitosa e convidativa.

Comida 1 Comidas típicas do São João

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.