Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas Típicas da Região do Nordeste

Nosso país é reconhecido mundialmente pelo seu arroz com feijão tradicional, porém, existem muitas iguarias que são encontradas em nosso território que é de dar água na boca. Comidas típicas de norte a sul do país fazem a cabeça de muita gente pelos seus temperos mais que saborosos. Uma região que concentra uma comida típica deliciosa é a Região Nordeste. Gosta de experimentar comidas típicas? Então conheça em nosso artigo as comidas típicas da região nordeste.

Comidas Típicas da Região do Nordeste 13

Comidas Típicas da Região do Nordeste

O nordeste concentra lindas e maravilhosas paisagens, outra coisa que chama atenção também são suas comidas típicas. Sendo uma região grande e com vários estados concentrados, a região nordeste do Brasil  é a região que possui mais estados no país, e são nove no total onde você pode encontrar comidas variadas e típicas em cada estado:

  1. Maranhão
  2. Piauí
  3. Ceará
  4. Rio Grande do Norte
  5. Paraíba
  6. Pernambuco
  7. Alagoas
  8. Sergipe
  9. Bahia

A Bahia é considerada  ter o maior número de afrodescentes do Brasil. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de camarão do país. Já  o Ceará é o maior exportador. Portanto, a região nordestina reúne vários pratos típicos.

Os ingredientes bastante utilizados  na região do litoral são os frutos do mar (peixes e camarões).  Enquanto no sertão predominam receitas com carnes e derivados do gado (bovino,caprino e ovino). Há uma diversidade de  pratos deliciosos que você pode degustar,  na região nordestina.

No Ceará, por exemplo, predomina o mugunzá chamado macunzá ou mucunzá (feito de milho mucunzá) salgado. Em Pernambuco o mucunzá doce que predomina. No Maranhão, o Cuxá, arroz de cuxá, bobó( comida feita de uma erva chamada vinagreira),  também tem o peixe pedra. O bolo de rolo é predominante em Pernambuco.

Na Bahia as comidas bastante procuradas pelos turistas são os famosos  vatapás, acarajés, moquecas ( de peixe, camarões, entre outros), mocotós, o azeite de dendê, tapiocas e os carurus. As comidas nordestinas são tão saborosas que já se espalharam por todo país. Elas são feitas e vendidas em feiras típicas de culinária, e em restaurantes. Outras comidas nordestinas que fazem muito sucesso na culinária brasileira são: queijo de coalho, baião de bois, feijão verde, sururu, carne de sol.

Não podemos deixar de citar a variedade de frutas típicas da região marinhense: juçara, bacuri, a famosa cupuaçu, buriti, murici e a pitomba. Além de muitas outras frutas que não são comum em outras regiões, somente no nordeste.

Veja abaixo uma lista com as comidas típicas por cada estado:

  1. Maranhão – Arroz-de-cuxá

Comidas Típicas da Região do Nordeste MARANHAO

  1. Piauí – Capote

Comidas Típicas da Região do Nordeste PIAUI

  1. Ceará – Caranguejada
Comidas Típicas da Região do Nordeste CEARA

  1. Rio Grande do Norte – Ensopado de ostras

Comidas Típicas da Região do Nordeste RN

  1. Paraíba – Baião-de-dois

Comidas Típicas da Região do Nordeste PARAIBA

  1. Pernambuco – Chambaril

Comidas Típicas da Região do Nordeste PERNAMBUCO

  1. Alagoas – Maçunim

Comidas Típicas da Região do Nordeste ALAGOAS

  1. Sergipe – Sarapatel

Comidas Típicas da Região do Nordeste SERGIPE

  1. Bahia – Acarajé

Comidas Típicas da Região do Nordeste BAAHIA

A cozinha nordestina tem muitos pratos exóticos  com carne de porco de cabrito e de carneiro. Para quem quiser degustar os pratos apetitosos da região do nordeste. Basta se deslocar até a região, além da culinária,  irá prestigiar lugares paradisíacos. Mas aos que tem somente curiosidade em experimentar as delícias, procure na sua cidade feiras de culinárias típicas ou restaurantes. Também tem a privilegiada opção de acessar na internet vários  sites que dispõe muitas receitas da região do nordeste. Vale a pena!


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL