Menu

Culinária

Atualizado em 24 de março de 2011, às 3:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas Típicas da Região do Nordeste

comidastipicasregiaonordeste Comidas Típicas da Região do Nordeste

A região nordeste do Brasil  é a região que possui mais estados no país, e  são nove no total:

Alagoas

Bahia

Maranhão

Paraíba

Pernambuco

Distrito Estadual de Fernando de Noronha

São Paulo

Rio Grande do Norte

Sergipe

A Bahia é considerada  ter o maior número de afrodescentes do Brasil. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de camarão do país. Já  o Ceará é o maior exportador. Portanto, a região nordestina reúne vários pratos típicos.

Os ingredientes bastante utilizados  na região do litoral são os frutos do mar (peixes e camarões).  Enquanto no sertão predominam receitas com carnes e derivados do gado (bovino,caprino e ovino). Há uma diversidade de  pratos deliciosos que você pode degustar,  na região nordestina.

No Ceará, por exemplo, predomina o mugunzá chamado macunzá ou mucunzá (feito de milho mucunzá) salgado. Em Pernambuco o mucunzá doce que predomina. No Maranhão, o Cuxá, arroz de cuxá, bobó( comida feita de uma erva chamada vinagreira),  também tem o peixe pedra. O bolo de rolo é predominante em Pernambuco.

Na Bahia as comidas bastante procuradas pelos turistas são os famosos  vatapás, acarajés, moquecas ( de peixe, camarões, entre outros), mocotós, o azeite de dendê, tapiocas e os carurus. As comidas nordestinas são tão saborosas que já se espalharam por todo país.

Elas são feitas e vendidas em feiras típicas de culinária, e em restaurantes. Outras comidas nordestinas que fazem muito sucesso na culinária brasileira são: queijo de coalho, baião de bois, feijão verde, sururu, carne de sol.

Não podemos deixar de citar a variedade de frutas típicas da região marinhense: juçara, bacuri, a famosa cupuaçu, buriti, murici e a pitomba. Além de muitas outras frutas que não são comum em outras regiões, somente no nordeste.

A cozinha nordestina tem muitos pratos exóticos  com carne de porco de cabrito e de carneiro. Para quem quiser degustar os pratos apetitosos da região do nordeste.

Basta se deslocar até a região, além da culinária,  irá prestigiar lugares paradisíacos. Mas aos que tem somente curiosidade em experimentar as delícias, procure na sua cidade feiras de culinárias típicas ou restaurantes. Também tem a privilegiada opção de acessar na internet vários  sites que dispõe muitas receitas da região do nordeste. Vale a pena!