Menu

Saúde

Atualizado em 23 de agosto de 2011, às 17:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas Saudáveis para quem Tem Gastrite

249685 gastrite 1 219x300 Comidas Saudáveis para quem Tem GastriteO que é a gastrite? A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste o estômago, existem dois tipos de gastrite a aguda e a crônica. A alimentação influencia muito na gastrite, quanto mais alimentos ácidos forem ingeridos, pior o estado da gastrite. Muitas pessoas hoje em dia sofrem com gastrite, uma das principais causas é o stress ocasionado pela correria do dia a dia, dos problemas financeiros, e tudo mais. Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não sofra de gastrite ou que nunca tenha tido uma crise ao menos. O corpo humano é uma maquina que funciona em harmonia e depende uma parte da outra para poder estar bem. Por isso que, mantendo uma alimentação balanceada, praticando exercícios físicos, não bebendo e nem fumando, o ser humano vive em completa harmonia com o seu corpo e a sua mente.

Causas e sintomas da gastrite

A gastrite crônica é causada pela infecção gerada pela bactéria Helicobacter pyori, que é também associada a inúmeras doenças digestivas. A principal forma de transmissão é por via fecal-oral. Mas também pode ser causada por várias formas. Já a gastrite aguda pode ser causada por uso de medicamentos, estresse físico ou psíquico. A correria do dia a dia, o transito caótico das grandes cidades e os problemas financeiros estão em primeiro lugar na lista dos fatores responsáveis pela gastrite. A gastrite crônica geralmente não apresenta sintomas, mas a gastrite aguda tem os seguintes sintomas: perda do apetite, azia, vômitos e náuseas, dor e queimação no abdômen, fraqueza, etc.

Qual o tratamento

O tratamento pode variar, vai depender do agente causador da gastrite. No caso da gastrite aguda o seu tratamento é associado ao uso de medicações antiinflamatórias. Já a gastrite crônica o tratamento normalmente é feito com a administração de antibióticos e de bloqueadores da produção de ácido gástrico. A maioria das gastrites tem cura e devem ser tratadas a tempo com a ajuda de um Gastroenterologista e através de cuidados na alimentação, pois existem alimentos que devem ser evitados por quem tem gastrite.

249685 gastrite 2 300x151 Comidas Saudáveis para quem Tem Gastrite

Alimentos que devem ser evitados por quem tem gastrite

- Alimentos gordurosos e frituras em geral

- Frutas ácidas como, laranja, abacaxi, limão, morango, acerola e kiwi

- Temperos como, vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, katchup, mostarda e outros.

- Embutidos em geral.

- Alimentos enlatados e Conserva.

- Feijão e outras leguminosas.

- Café, chocolate, chá preto e mate.

- Bebidas alcoólicas e gasosas.

Alimentos permitidos para quem tem gastrite

- Leite, queijo fresco branco e ricota;

- Carnes magras;

- Ovos cozidos;

- Verduras e legumes cozidos;

- Frutas, exceto as mencionadas a cima;

- Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal;

- Arroz, macarrão;

- Batata, mandioca e mandioquinha cozidos.

Para manter o seu estomago livre de gastrite você deve comer em menos de quatro horas, fazer as refeições bem devagar, mastigando bem os alimentos, evite tomar comprimidos para dores, principalmente aspirinas, elas irritam a mucosa do estômago. Evite bebidas alcoólicas de estomago vazio, elas também irritam a mucosa do estômago. Existem estudos que mostram que o alho tem um papel importante na prevenção do câncer gástrico e deve ser consumido em grandes proporções.

249685 gastrite 3 300x151 Comidas Saudáveis para quem Tem GastriteCuidados com a saúde

Pessoas que possuem gastrite devem ficar atentas aos alimentos que são consumidos e evitar os crus e muito ácidos. A saúde do corpo depende dos alimentos que são consumidos, manter uma alimentação balanceada é fundamental para que todo o corpo responda de forma positiva. Assim como o corpo responde de forma positiva com disposição, todo o organismo também funciona com perfeição retirando todos os nutrientes e vitaminas dos alimentos que são consumidos. Por isso, alimentar-se de forma adequada é muito importante.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.