Comidas para Festa Junina

PUBLICIDADE

Que tal preparar comidas para festa junina? Nesse mês de junho, nada melhor do que saborear as delícias típicas de São João. Nessa matéria, você conhecerá um pouco mais sobre as tradições juninas e os pratos que fazem sucesso nessa época, em todos os cantos do país.

Comidas para Festa Junina. (Foto: Divulgação)

Uma das maiores características das festas juninas é justamente a culinária, o colorido de todas as comidas típicas, sobretudo, do povo nordestino. Antes de passarmos dicas de tudo o que se consome numa festa junina é preciso entender o contexto histórico. Como essa nossa festa é uma herança dos colonizadores portugueses que chegaram ao Brasil, a comida que é servida é tipicamente de origem portuguesa. Porém, vale ressaltar que ela foi miscigenada com a cultura indígena e negra.

A comida não foi à única marca dos europeus na festa junina. Eles também foram responsáveis pela tradicional fogueira, bandeirolas e a vestimenta caipira que lembra o homem do campo em sua simplicidade.

PUBLICIDADE

Leia mais: Comidas Típicas para festa junina

Comidas para Festa Junina

Segundo os estudiosos, o São João deriva de uma festa pagã que celebrava a colheita e por isso a fertilidade da terra. A comemoração, no entanto, foi introduzida no catolicismo como uma forma de celebrar o aniversário de três santos católicos (São João, Santo Antônio e São Pedro).

Algumas delícias típicas de são joão. (Foto: Divulgação)

A maioria das comidas juninas é à base de grãos colhidos nos meses de junho, até mesmo a bebida mais consumida é à base de uma raiz, que é o gengibre. Essa cultura está intrínseca em nosso povo e destaca-se no brilho, na arte e na congratulação entre todos os povos.

Confira a seguir algumas sugestões de comidas para festa junina e saiba como elaborar um cardápio perfeito.

PUBLICIDADE

Veja também: Dicas de culinária para festa junina

Derivados do milho

Os pratos derivados do milho fazem sucesso. (Foto: Divulgação)

Quando a cultura das festas juninas foi introduzida em nosso país, a base da alimentação estava muito em torno do milho, por conta disso este ingrediente tornou-se a base também das comidas de São João. Entre as guloseimas derivadas do milho, vale destacar a canjica, a pamonha, a pipoca, o cuscuz e o mingau. Esse ingrediente também é usado no preparo de caldos, sopas, bolos e pães.

PUBLICIDADE

Derivados do amendoim

Pé-de-moleque, derivado do amendoim. (Foto: Divulgação)

Uma festa junina não é feita somente de milho, por isso outros ingredientes e alimentos foram ganhando espaço nas festividades. Doces como o pé de moleque, paçoca e muitos outros que derivam do amendoim.

Outros pratos típicos

Além das delícias preparadas a base de milho e amendoim, também existem outros pratos típicos que não podem ficar de fora de uma legítima festa junina. São eles: arroz doce, biscoito de polvilho, baba de moça, bolo de fubá, maçã do amor, doce de abóbora, pastel, quindim, cocada, cachorro quente e batata doce assada. Não podemos nos esquecer, ainda, das bebidas típicas, como é o caso do quentão e do vinho quente.

Saiba mais: Festa Junina Light – Dicas e Receitas

PUBLICIDADE

Gostou das dicas de comidas para festa junina? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

3 Comentários

  • Olá Julia, obrigada pela visita.

    Volte sempre.

  • Eu e minhas amigas estamos fazendo um trabalho sobre o rio grande do sul e achamo tudo que esta aqui e verdade entren nesse saite !!!

  • a deve ser legal

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.