Menu

Culinária

Atualizado em 17 de junho de 2011, às 10:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas para Festa Junina

comidas tipicas festa junina 300x239 Comidas para Festa Junina

Uma das maiores características das festas juninas é justamente a culinária, o colorido de todas as comidas típicas, sobretudo, do povo nordestino. Antes de passarmos dicas de tudo o que se consome numa festa junina é preciso entender o contexto histórico. Como essa nossa festa é uma herança dos colonizadores portugueses que chegaram ao Brasil e embrenharam-se país adentro logo a comida que é servida é tipicamente de origem portuguesa. Porém, Vale ressaltar que ela foi miscigenada com a cultura indígena e recebera elementos desta cultura existente aqui quando eles chegaram. A comida não foi à única marca dos europeus na festa junina, mas, a tradicional fogueira, bandeirolas e a vestimenta caipira que lembra o homem do campo em sua simplicidade.

Quando a cultura das festas juninas foi introduzida em nosso país a base da alimentação estava muito em torno do milho, por conta disso este ingrediente importantíssimo naquela época, tornou-se a base também das comidas de São João. A canjica, pipoca cuscuz e mingau, todas essas guloseimas são derivados do milho, que em certas regiões do país, como nordeste, ainda consiste em grande fator da alimentação. Assim o milho desde cozido os pedaços até os seus derivados ganharam destaque na culinária das festas juninas. Uma festa junina sem canjica, pipoca e os demais produtos do milho, não é uma verdadeira festa junina. Os banquetes do povo mais simples são tão modestos quanto o povo e como o milho é o produto que eles mesmos plantam e colhem, obviamente fica mais fácil.

Mas, uma festa junina não é feita somente de milho, afinal é uma festa junina e não do milho, por isso outros ingredientes e alimentos foram ganhando espaço na tradicional festa. Doces como o pé de moleque e muitos outros que derivam do amendoim, como também a coalhada que deriva do leite, biscoitos de polvilho, carne assada e muito mais. Nas regiões ribeirinhas, a tradição é o famoso peixe na brasa, onde os populares na noite de São João, Santo Antônio ou São Pedro, assam um grande peixe na fogueira que fica acesa no terreiro da casa e soltam fogos enquanto ele fica pronto na fogueira. Outra tradição é assar batata dentro da fogueira, a chamada batata doce é lançada ou enterrada dentro da fogueira e somente ao romper da manhã é retirada ou desenterrada já assada ao calor do fogo e comida com café quente.

comidas tipicas juninas 300x195 Comidas para Festa Junina

Muito bolo também faz parte das comidas típicas de São João, bolo de fubá, trigo, aipim, entre outros. Geralmente as mulheres passam o dia fazendo bolo e biscoitos para a noite se preocuparem apenas com bebidas e carnes. Incluem dentro desta lista de bolos os famosos beijus de tapioca que muitas vezes são feitos há semanas e ficam secando para serem comidos com um café bem quente. Após ficarem prontos esses beijus ficam parecendo uma espécie de bolacha caseira de farinha de mandioca. Os bolinhos de trigo com carne também são bastante vistos nas mesas típicas de festas juninas, inclusive nas regiões sudeste do país. Na região nordeste é muito comum o famoso jabá que é uma carne seca. No São João eles costumam cozinhar este jabá com feijão que chamam de “catador” pequeno e arredondado com muito milho dentro e dão o nome deste prato de mungunzá. Neste prato eles acrescentam elementos que são utilizados em feijoadas como orelha de porco, pernil etc.

Dentre as comidas típicas de São João destacam-se também as bebidas que geralmente são à base de cachaça e possuem poder embriagante muito maior que qualquer wísque importado. O quentão é a mais conhecida destas bebidas. Feita à base de gengibre e cachaça ele é excelente para aquecer o frio das noites de inverno no mês de junho quando ocorrem às festas juninas. Mas, outras bebidas também são bastante comuns como cachaça caseira, feitas em alambiques regionais, conhaque alcatrão, entre outras bebidas.

comidas para festa junina 300x199 Comidas para Festa Junina

Segundo os estudiosos o São João deriva de uma festa pagã que celebrava a colheita e por isso a fertilidade da terra, e foi introduzido no cristianismo católico. Parece que esses estudiosos não estão de todo errados, se prestarmos atenção nós iremos ver que a maioria das comidas é à base de grãos colhidos nos meses de junho, até mesmo a bebida mais consumida é à base de uma raiz, que é o gengibre. Essa cultura está intrínseca em nosso povo e destaca-se no brilho, na arte e na congratulação entre todos os povos e na explosão dos fogos que se queimam no desdobrar da noite. Sempre foi uma cultura dos europeus utilizarem a pólvora para criar fogos de artifício, assim como fazemos atualmente. Portanto, assim a mesa vai ficando mais recheada a cada dia pelas comidas típicas de São João de norte a sul, leste a oeste deste imenso país de culturas multiformes. Boas festas e excelente degustação!