Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas de Festa Junina

Comidas de Festa Junina

Por Redacao

As comidas de festa junina se destacam como um dos principais atrativos dos festejos do mês de junho. Elas são saborosas, coloridas e valorizam o que existe de melhor na culinária caipira. Nessa matéria, iremos falar um pouco mais sobre os principais pratos e as características.

Comidas de Festa Junina. (Foto: Divulgação)

As festas juninas estão acontecendo em todo o país. Elas são heranças dos colonos portugueses, mas adquiriram características próprias através do contato com a cultura indígena e negra. O legítimo arraiá sempre conta com bandeirinhas coloridas, quadrilha, fogueira, brincadeiras e, é claro, comidas típicas.

Saiba mais: Festa Junina Comidas Típicas

Comidas de Festa Junina

É muito difícil você ir a uma festa junina em Pernambuco ou na Paraíba, por exemplo, e não encontrar um caldeirão cheio de milho cozido, ou uma barraca repleta de cocada, bolo de milho, bolo de rolo ou de mandioca, pé-de-moleque, quindim e muitas outras delícias. Os turistas ficam extremamente encantados com a riqueza de comidas que podem ser preparadas a partir do milho e ficam ainda mais surpresos com o sabor que elas oferecem.

Comidas deliciosas são servidas na festa junina. (Foto: Divulgação)

Na região Nordeste do Brasil, a canjica, a pamonha e os bolos de milho são vendidos em diversos estabelecimentos o ano inteiro, mas nos meses de maio, junho e julho esses pratos são definitivamente os mais solicitados. Muitas pessoas aproveitam as festividades juninas para ganhar um dinheiro a mais e compram bastante milho para poder preparar os pratos típicos que serão vendidos nos mais variados eventos espalhados pela cidade. Quem experimenta não quer saber de comer outra coisa.

Veja também: Festa Junina Light – Dicas e Receitas

Confira a seguir comidas de festa junina doces e salgadas:

Salgados Juninos

O cuscuz é uma opção de salgado típico. (Foto: Divulgação)

Na festa junina, as pessoas podem saborear diferentes tipos de salgados, que celebram a culinária caipira e os deliciosos sabores da roça. Há também os pratos práticos e rápidos de preparar, que também garantem espaço nas barraquinhas.

Entre os principais salgados típicos de festa junina, estão: biscoito de polvilho, pipoca, sopa de milho, caldinho verde, o cuscuz, o milho cozido, broa de fubá, pastel de milho, cachorro quente e mini pizza.

Doces juninos

O pé-de-moleque é uma delícia que não pode faltar na festa junina. (Foto: Divulgação)

Quando o assunto é comida de festa junina, não dá para negar que os doces são mais expressivos do que os pratos salgados. Entre os itens mais vendidos, vale destacar o pé-de-moleque, a paçoca, o bolo de fubá, o bolo de milho, o bolo de aipim, a baba de moça, a maria-mole, a cocada, o cajuzinho, o doce de abóbora, o quindim, o suspiro e o doce de batata doce.

Confira: Receitas para Festa Junina

E aí? Gostou da nossa seleção de comidas de festa junina? Tem mais alguma dica de quitute junino? Deixe um comentário.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Beleza

Maquiagem para noite: pele negra

Bem Estar

Receita de molho tártaro passo a passo

Bem Estar

Top cropped: como fazer

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *