Menu

Culinária

Atualizado em 26 de junho de 2011, às 23:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comidas de Festa Junina

receitas típicas de festa junina 300x105 Comidas de Festa Junina

O mês de junho é o mês em que os agricultores festejam a colheita do milho. Por essa razão é que as festividades dessa época possuem tantas comidas típicas à base de milho. No Nordeste do Brasil, as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio são comemoradas com muita música, muitas quadrilhas, fogos de artifício, fogueiras e comidas típicas como canjica, pamonha, e bolo de milho.

É muito difícil você ir a uma festa junina em Pernambuco ou na Paraíba, por exemplo, e não encontrar um caldeirão cheio de milho cozido, ou uma barraca repleta de cocada, bolo de milho, bolo de rolo ou de mandioca, pé-de-moleque, quindin e muitas outras delícias. Os turistas ficam extremamente encantados com a riqueza de comidas que podem ser preparadas a partir do milho e ficam ainda mais surpresos com o sabor que elas oferecem.

Na região Nordeste do Brasil, a canjica, a pamonha e o bolos de milho são vendidos e encontrados em diversos estabelecimentos o ano inteiro, mas no mês de maio, junho e julho esses pratos são definitivamente os mais solicitados. Muitas pessoas aproveitam as festividades juninas para ganharem um dinheiro a mais e compram bastante milho para poder preparar os pratos típicos que serão vendidos nos mais variados eventos espalhados pela cidade. Quem experimenta não quer saber de comer outra coisa.

Uma mistura perfeita de ingredientes e o milho torna as comidas típicas do Nordeste um dos atrativos principais dessa época do ano. Além dos eventos contarem com muitos shows de forró e apresentações das quadrilhas regionais, sem dúvida alguma a apresentação da culinária típica do mês é o ponto forte da festa. Quem já experimentou com certeza quer experimentar de novo e quem nunca provou, precisa correr para Caruaru ou Campina Grande e ter de uma vez por todas essa experiência.

Comida 32 300x195 Comidas de Festa Junina

Mas o resto do Brasil não está ficando para trás não. Nesta época de norte a sul, leste a oeste, todos os estados preparam lindas festas juninas e os pratos típicos estão presentes em todas elas.

Em alguns lugares, a culinária junina recebe influência da tradição local. Por isto as comidas servidas nas festas juninas do sul podem se diferenciar em alguns pratos típicos das que são servidas, por exemplo, na Bahia ou até mesmo no nordeste. Mas em geral, os pratos são os mesmos.

Se você quiser experimentar em sua casa as delícias servidas na festa junina, ou se você está preparando uma festa junina e está procurando dicas de pratos típicos para servir aos convidados, uma ótima opção é consultar as variedades de receitas culinárias típicas desta estação que o site Livro de Receitas disponibiliza gratuitamente.

Ambrosia de vários sabores, arroz doce, baba de moça, bolos dos mais diversos sabores com variados ingredientes desde o tradicional bolo de fubá até bolo de batata doce, bolo de milho, cajuzinhos, canjica branca e com amendoim, cocada de coco, de corte, de forno, de leite condensado, de mel e de vários outros sabores, maçã do amor, maria mole, paçoca, pamonha, pé-de-moleque, pipoca, queijadinhas, quentão, quindim, rosquinhas de São João, são apenas algumas das deliciosas receitas disponíveis no site.

Para conferir estas deliciosas receitas é só acessar: www.livrodereceitas.com/tipicas/junina. Todas as receitas estão muito bem detalhadas, trazendo a relação dos ingredientes e o modo de preparo.

Agora ficou fácil, preparar e experimentas os deliciosos pratos típicos das festas juninas!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.