Menu

Bem Estar

Atualizado em 5 de agosto de 2012, às 8:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurosos

A pimenta serve de estimulante para o metabolismo e também cria a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer doces e alimentos gordurosos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Purdue, nos Estados Unidos, a pimenta vermelha tem a capacidade de reduzir o apetite, principalmente no que diz respeito ao consumo de doces e alimentos gordurosos. Os autores do trabalho comprovaram também que o condimento ajuda a queimar calorias.

497477 Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurosos 2 Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurososComer pimenta diminui a vontade de ingerir açúcar e gordura. (Foto:Divulgação)

Para chegar à conclusão de que a pimenta é uma aliada para a saúde e para a boa forma física, os pesquisadores analisaram as dietas de várias pessoas, durante o período de seis semanas. Os resultados obtidos serviram para comprovar estudos anteriores sobre o tema.

Os voluntários, que participaram da pesquisa norte-americana, demonstraram menos vontade de ingerir alimentos ricos em açúcar e gordura. Isto aconteceu após a inclusão da pimenta vermelha no cardápio. A equipe de pesquisadores acredita que esta reação aconteceu graças a grande quantidade de capsaicina, uma substância capaz de reduzir o crescimento das células de gordura e da fome.

Pimenta para emagrecer

497477 Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurosos Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurososA substância responsável pelo emagrecimento é a capsaicina. (Foto:Divulgação)

A capsaicina, responsável pelo sabor ardido da pimenta, não cria apenas a sensação de saciedade, mas também contribui com a eliminação da gordura acumulada no corpo. O condimento tem a capacidade de estimular o sistema nervoso para liberar duas substâncias que diminuem o apetite, ou seja, a noradrenalina e a adrenalina. Com menos fome nas refeições, o emagrecimento se revela uma consequência favorável.

Segundo constatações de estudos científicos, a pimenta vermelha acelera o metabolismo em até 20%, isto porque aumenta o ritmo da circulação, melhora a digestão e eleva a temperatura do corpo. Ao acelerar o metabolismo, a pimenta também se mostra uma grande aliada contra o ganho de peso.

Saiba mais: Pimenta derruba o colesterol, protege as artérias e ajuda a emagrecer

Os benefícios da pimenta para a saúde

497477 Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurosos 1 Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurososA pimenta também evita doenças e melhora a saúde do organismo. (Foto:Divulgação)

Além de proporcionar o emagrecimento, a pimenta também trás outros benefícios para a saúde do organismo humano. Confira:

- Combate o envelhecimento precoce;

- Reduz colesterol ruim;

- Alivia dores de cabeça;

- Controla os níveis de glicose no sangue;

- Melhora a capacidade pulmonar

- Contribui com o tratamento da rinite alérgica;

- Reduz as chances de obesidade;

- Previne problemas associados à má digestão;

- Combate problemas como artrite e reumatismo;

- Ajuda a aumentar a imunidade do corpo;

- Diminui as chances de crescimento de tumores malignos;

- Com o corpo produzindo mais noradrenalina e adrenalina, a pessoa tende a ficar mais animada e longe de crises depressivas;

- Previne doenças cardíacas;

Como qualquer alimento consumido em excesso, a pimenta pode fazer mal quando ingerida em grandes quantidades, por isso é importante controlar o uso do condimento.

Veja também: Pimenta – benefícios, dicas para consumir