Menu

Saúde

Atualizado em 12 de setembro de 2012, às 5:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Comer peixe melhora a leitura das crianças, diz pesquisa

Crianças que consomem doses diárias de Ômega-3 apresentam melhoras no desempenho escolar, principalmente no que diz respeito à leitura.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, comprovou que comer peixe melhora a leitura das crianças. O desempenho cognitivo é estimulado graças a grande concentração de ômega-3 presente nos frutos do mar e em espécies de peixes de águas frias. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica “PLoS One”.

513533 Comer peixe melhora a leitura das crianças diz pesquisa Comer peixe melhora a leitura das crianças, diz pesquisaO peixe é um alimento rico em ômega-3, substância que faz bem para o cérebro. (Foto:Divulgação)

Ômega-3 melhora o desempenho na escola

Para chegar à conclusão de que o consumo de ômega-3 melhora o desempenho da criança na hora de ler e desenvolver outras atividades escolares, os pesquisadores avaliaram 362 participantes, com idade entre 7 e 9 anos de idade, que estudavam em escolas públicas tradicionais no condado de Oxfordshire.

As crianças que contribuíram com a pesquisa eram saudáveis, mas apresentavam baixo desempenho nos testes de leitura. Então, os pesquisadores recomendaram a ingestão de 600 mg de ômega-3 por dia, através de cápsulas com óleo de algas marinhas. Após quatro meses de suplementação, as crianças conseguiram acompanhar os colegas de classe, sem grandes dificuldades de leitura.

513533 Comer peixe melhora a leitura das crianças diz pesquisa 1 Comer peixe melhora a leitura das crianças, diz pesquisaAs crianças que consumiram o suplemento melhoraram o desempenho escolar. (Foto:Divulgação)

Pesquisas anteriores já tinham comprovado que o ômega-3 é um grande aliado para crianças que sofrem de dislexia, déficit de atenção, falta de coordenação e hiperatividade. No entanto, o estudo realizado pela Universidade de Oxford é pioneiro, ao mostrar os resultados positivos do composto na população escolar.

Os pesquisadores britânicos pretendem aprofundar as investigações sobre a ação do ômega-3 em crianças, mas considerando uma amostragem maior de estudantes com déficit de aprendizado. De qualquer forma, inserir peixe no cardápio alimentar é uma boa forma de melhorar o desempenho da criança na escola.

Saiba mais: Carência de ômega-3 pode acelerar envelhecimento do cérebro

Propriedades do ômega-3

O ômega-3 é um tipo de gordura essencial para o ser humano, pois ajuda a prevenir doenças e melhora a saúde mental. Este ácido graxo, presente em peixes como salmão, atum, sardinha e truta, tem efeitos positivos no organismo desde a infância até a velhice. A substância também pode ser encontrada em outros alimentos, como verduras com folhas escuras, castanhas e óleos vegetais (de oliva, canola e soja).

513533 Comer peixe melhora a leitura das crianças diz pesquisa 2 Comer peixe melhora a leitura das crianças, diz pesquisaAlém de melhorar as funções cognitivas, o ômega-3 ajuda a prevenir doenças. (Foto:Divulgação)

Além de contribuir com as crianças que apresentam baixo desempenho escolar, o ômega-3 também possui outros benefícios. Veja:

- Melhora a concentração;

- Turbina a memória;

- Neutraliza o estresse;

- Previne doenças cardiovasculares, artrite reumatoide e câncer;

- Diminui o risco de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer;

- Reduz as chances de depressão;

- Melhora as habilidades motoras;

Veja também: Consumo de ômega-3 reduz riscos de arritmia cardíaca

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.