Comemoração do Dia dos Namorados pelo mundo

PUBLICIDADE
O Dia dos Namorados é comemorado de diferentes formas pelo mundo

Conta a história que, na Roma Antiga, o imperador Cláudio II teria proibido os seus soldados de se casarem durante as guerras, para que eles guardassem todas as energias para usar nos combates. Porém, alguns dos soldados não cumpriram a ordem e procuraram um certo bispo da Igreja Católica, chamado Valentim.

O bispo Valentim resolveu então celebrar os casamentos de todos os soldados que o procuravam, em cerimônias secretas, para que o imperador não descobrisse. Mas um dia não teve jeito e as cerimônias acabaram sendo descobertas por Cláudio II, que prendeu Valentim e o condenou à morte.

Valentim acabou se tornando um mártir para a Igreja Católica e desde então, a data da sua morte, 14 de fevereiro, passou a ser considerada o “Dia de São Valentim” (Valentine’s Day) e celebrada com o envio de cartões para familiares, amigos e outras pessoas queridas, como uma forma de demonstrar carinho e amor por elas.

PUBLICIDADE

Leia também: Curiosidades sobre o Dia dos Namorados

Confira: Mensagens criativas para o Dia dos Namorados

Diferentes comemorações

Em alguns países, é tradição a troca de cartões e mensagens entre crianças no Dia de São Valentim

Com o passar do tempo, o Dia de São Valentim acabou ganhando uma conotação mais romântica em alguns países, se transformando no Dia dos Namorados que conhecemos atualmente.

Porém, em alguns locais, as comemorações do Dia dos Namorados são um pouco diferentes da nossa. Na Itália, por exemplo, é costume reunir a família e as pessoas mais próximas em um grande banquete, enquanto na Inglaterra, as crianças se reúnem para cantar e são presenteadas com doces e frutas por seus pais.

PUBLICIDADE

No País de Gales, a troca de presentes acontece entre casais apaixonados e também entre amigos, e é muito comum que os presentes sejam colheres de madeira, que carregam pinturas de corações, chaves e fechaduras. Já no Japão, a tradição é de que as mulheres ofereçam chocolates aos seus parceiros e declarem o seu amor a eles.

Na América do Norte, além dos presentes trocados pelos casais de namorados, as crianças têm o costume de trocar cartões e mensagens com os seus amigos e professores durante o Dia de São Valentim, como uma forma de celebrar o amor e a amizade entre eles.

PUBLICIDADE

No Brasil

No Brasil, o Dia dos Namorados teve como inspiração o Dia de Santo Antônio

Ao contrário da maioria dos outros países, nos quais o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, a data escolhida para os casais celebrarem a sua união no Brasil é o dia 12 de junho.

O responsável pela mudança na data foi o publicitário João Dória, que em 1949 teve a ideia de instituir a comemoração no mês de junho, devido às baixas vendas apresentadas no comércio durante aquela época. Além disso, a data é bem na véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), considerado o “santo casamenteiro”.

Seja qual for a data, não deixe de expressar seu amor a pessoa amada, amigos e familiares.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • como BOA brasileira, opto por comemorar em ambas as datas. afinal, o bom mesmo é comemorar o amor, em qualquer situação ou idade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.