Comandos básicos para ensinar ao filhote

PUBLICIDADE
Ensine alguns comandos ao seu Cão (Foto:Divulgação)

Aqueles filhotes que não param quietos em casa necessitam de alguns comandos para evitar bagunças e para poder mostrar ao cão quem é que está no comando. Por isso alguns comandos básicos para ensinar ao animal são essenciais para melhorar o comportamento dele e tirar um pouco da agitação de cães muito inquietos.

Os comandos básicos são o “senta”, “deita”, “fica” e “vem”. Logo abaixo estarão as formas mais adequadas de ensinar os principais comandos. Antes de começar a adestrar o cão tenha em mãos algo que possa deixá-lo com um pouco mais de incentivo, como um biscoito, um brinquedo ou até mesmo um carinho. Mas não use sempre os mesmos petiscos, procure variá-los.

Comando para sentar:

Deixe a mão que está com a recompensa à frente e acima do focinho do cão, fazendo um movimento em direção à traseira, mas em linha reta forçando o animal a olhar muito para cima. Assim, terá um momento em que o animal não conseguirá olhar para o brinde, então ele será forçado a sentar para conseguir ficar em uma posição melhor. Nesse momento dê um petisco a ele como recompensa por ter sentado.

PUBLICIDADE
Ensine o cachorro a sentar e deitar (Foto:Divulgação)

Comando para deitar:

Para ensinar esse comando é preciso inicialmente que ele já tenha aprendido o comando para sentar. Depois que o cão já tiver aprendido a sentar, comece o comando para deitar quando ele já estiver sentado.

Faça com que o cão siga a mão que estiver com o brinde com o focinho em direção ao chão. Caso ele levante a traseira, faça com que o cachorro retorne para a posição inicial (sentado). E reinicie o ensinamento.

Às vezes é necessário que recompense o cão somente por ele ter abaixado e apoiado o cotovelo no chão antes mesmo de concluir o movimento.

Comando para ficar:

Esse comando já exige um pouco mais de paciência e tempo, principalmente se seu cão for muito ansioso e também por gostar de sempre estar próximo ao dono. Para iniciar esse comando deixe o cão em posição sentada ou deitada (o que preferir), e comece a distanciar gradualmente e sem muitos exageros.

Com a mão espalmada faça sinal e diga a palavra “fica”. Inicialmente diga essa palavra parado por alguns segundos. Depois mude ao poucos o posicionamento em relação ao cachorro e aumente o tempo. Quando estiver no início de treinamento, procure sempre voltar ao ponto de partida após se afastar, pois o cão pode ficar em estado de ansiedade.

Ensine comandos ao Cachorro (Foto:Divulgação)

Comando para vir:

O comando “vem” tem grande importância por ser muito útil no dia-a-dia e não é difícil de ser ensinado. Mas cuidado para não usar em momentos errados, como por exemplo, para dar uma bronca ou para prendê-lo, isso deixa uma ideia negativa fazendo com que o cão prefira sair correndo ou se esconder em algum canto da casa.

PUBLICIDADE

Se você usa a palavra “vem” para dar uma bronca, então procure outra palavra para usar o comando que será ensinado agora, como por exemplo, “aqui” ou mesmo o nome dele. Para iniciar, fique em frente ao cão e a certa distância diga “vem” ou “aqui” e mostre o petisco ao cão. Quando ele chegar até você dê o petisco como brinde.

O sinal para esse comando pode ser bater as duas mãos nas pernas ou levantar o braço e abaixá-lo apontando para o cão.

Esses são apenas alguns comandos que podem ajudar o cão a ficar mais comportado em casa e mais amigável.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.