Menu

Culinária

Atualizado em 11 de março de 2013, às 13:10 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Colomba Pascal: receita

Um dos símbolos da Páscoa, a colomba pascal é uma receita doce ideal para este feriado

Coelhos e ovos de chocolate simbolizam o período da Páscoa, mas existem outras coisas comuns nessa época e que representam signos cristãos. É o caso da colomba pascal, o bolo de Páscoa que representa a vinda do Espírito Santo e é preparada em formato de ave. A receita de colomba pascal não é difícil, embora seja um pouco demorada para preparar. Depois de pronta pode ser dividida em até 10 porções com 407 calorias cada uma. Veja quais são os ingredientes necessários para a receita:

593194 Receita de Colomba Pascal 3 Colomba Pascal: receitaReceita também pode ser dada como presente (Foto: divulgação)

Receita de Colomba Pascal

Ingredientes

1 xícara (chá) de uvas-passas sem sementes

2 xícaras (chá) de rum

200 gramas de açúcar

60 gramas de fermento fresco para pão

Cerca de 2 copos (americano) de leite morno

1 colher (chá) de raspas de casca de laranja

Gotas de essência de laranja a gosto

1 1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida

9 ovos

1 pitada de sal

Cerca de 700 gramas de farinha de trigo

2 gotas de essência de amêndoas

1/2 colher (sopa) de suco de limão coado

200 gramas de açúcar de confeiteiro

100 gramas de farinha de castanha de caju ou farinha de rosca

593194 Receita de Colomba Pascal 2 Colomba Pascal: receitaA colomba Pascal é assada com o formato de uma ave (Foto: divulgação)

Modo de preparo

O passo a passo para fazer a receita de colomba pascal começa com as passas, elas devem ser postas de molho no rum e reservadas. Em seguida, coloque açúcar e o fermento em uma vasilha e misture até obter um creme. Junte um de cada vez – e mexa até ficar homogêneo – os ingredientes: leite, raspas de casca de laranja, essência de laranja, manteiga, 3 ovos batidos inteiros, 6 gemas (reserve três claras) e sal. Devagar, adicione a farinha de trigo, sovando até obter uma massa de consistência macia.

Depois de escorrer as passas, incorpore-as à receita e separe a massa de colomba pascal em duas metades. Coloque cada parte em foras de papel específicas para colomba e aguarde crescer até que fique com o dobro de volume. Depois disso, leve para assar em forno preaquecido na temperatura média. Enquanto isso, faça a cobertura, misturando, em uma vasilha, a essência de amêndoas, suco de limão, açúcar de confeiteiro, farinha de castanha de caju ou de rosca e as claras reservadas. Remova a colomba do forno, distribua a cobertura por cima e deixe assar mais uns 15 minutos.

Leia também: Colombas pascais 2013

Receita de colomba pascal de chocolate

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.