Bem Estar

Cólicas menstruais fortes: o que pode ser

Muitas mulheres reclamam das cólicas menstruais de forte intensidade. Elas podem ser classificadas em dois tipos: primárias e secundárias. Cada uma está relacionada a um problema de saúde específico. Saiba mais o que podem ser as cólicas menstruais fortes.

Conheça as dicas de tratamento das cólicas menstruais.

As cólicas menstruais acometem um grande número de mulheres. (Foto: divulgação)

Definição de cólica menstrual

A cólica menstrual ou dismenorreia (termo médico) é uma dor pélvica que é manifestada pela liberação de prostaglandinas. Estas são substâncias que fazem o útero contrair para que ocorra a eliminação da camada do endométrio (camada interna do útero). Como resultado, ocorre o sangramento menstrual. Segundo dados, em torno de 50% das mulheres apresentam cólicas menstruais em, pelo menos, alguma época da vida.

Tipos de cólicas menstruais

De maneira geral, as cólicas menstruais podem ser classificadas em primárias e secundárias. Na dita primária, o resultado da dor é devido à produção de prostaglandinas, ocasionada pelo aumento do endométrio. Já a secundária, se deve às alterações patológicas do aparelho reprodutor feminino. Como exemplos podemos citar: estenose cervical, miomas, tumores pélvicos, fibromas e, em especial, endometriose.

Manifestações clínicas da cólica menstrual

O principal sintoma da cólica menstrual é a dor em baixo ventre que possui intensidade variável, podendo irradiar para as costas e para as pernas. Em geral, é uma dor aguda que pode incapacitar e se alterna com períodos de melhora. Quando o quadro álgico é muito forte, pode apresentar náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor nas mamas e inchaço.

Vários medicamentos podem ser usados para aliviar o problema. (Foto: divulgação)

Saiba como é realizado o diagnóstico da cólica menstrual

O diagnóstico da cólica menstrual é feito através de uma história clínica e um exame físico completo, seguido de exames complementares. Antes de qualquer conduta, o médico irá diferenciar os tipos de cólica menstrual, entre os de origem primária ou secundária. Através disso, ele poderá instituir o tratamento adequado em cada caso.

Algumas formas de tratamento

Após a diferenciação e classificação do tipo de cólica menstrual apresentada pela paciente, o médico poderá indicar o melhor tratamento a ser utilizado. Separamos abaixo alguns exemplos de condutas.

  • Cólicas primárias – geralmente, a mulher que possui esse tipo de cólica tem melhora do quadro clínico através da adoção de algumas medidas, como a prática de atividade física, colocação de compressas quentes no local afetado e realização de dieta rica em fibras;
  • Cólicas secundárias – por serem ocasionadas por algum problema no sistema reprodutor feminino, em geral, seu tratamento é cirúrgico.

Conheça abaixo algumas recomendações diante de cólicas menstruais

  • Evite ter uma vida sedentária;
  • No momento da dor, coloque compressas de água quente sobre a região abdominal;
  • Evite a ingestão de alimentos que alteram o hábito intestinal, em especial, durante a pré-menopausa;
  • Beba bastante líquidos;
  • Evite a automedicação.

    As compressas quentes melhoram os sintomas de dor da cólica menstrual. (Foto: divulgação)

As cólicas menstruais acometem grande parte da população feminina. Elas podem ser classificadas em dois tipos, a primária e a secundaria, sendo que cada tipo apresenta uma repercussão. Dessa forma, diante da presença de cólicas menstruais muito fortes, busque a orientação de um especialista.

Conheça os mitos e verdades das cólicas menstruais.

Recomendado para você
Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Comentários
  1. thais disse:

    Bom neste momento estou com muita cólica des das dez horas da noite agora ja é tres horas quase quatro horas da manha ja fiz de tudo pra passa entrei no computador pra ve se eu me distraio com a dor.

  2. JENIFER CARDOSO disse:

    ola,,gostaria de saber uma coisa ja fazem sete abos q fiz um desligamento e desde de entao todos os meses enloqueço de dor nao é colica e dor insuportavel de ir para o hospital ja fui a medico nunca acharão nada ate achei q o medico tinha deichado algo aqui dentro mais nao fiz uma ultraçao e nao deu nada,,,hoje resolvi pergunta estou com muita dor nenhum remedio oassa a dor so buscopa na veia,,,,e ador so me da no primeiro dia de menstrua depois tenho muita emorragia e passa,,,ate me acostumei mais quando ta para chega o final do mes me desacorsou a sete anos e a mesma coisa parece q to ganhando um filho todo mes,,me ajuda

  3. Francisco Junior disse:

    Jenifer realmente eu não sabemos como lhe ajudar apenas poder lhe dizer e incentivar procurar um outro médico e fazer todos exames necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *