Search

Colesterol alto: como combater

O colesterol alto é um importante fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos, como o infarto agudo do miocárdio. Saiba como se prevenir.
Google plus

O coração é um dos órgãos vitais e sua saúde e bom funcionamento são essenciais para se obter qualidade de vida. O infarto agudo do miocárdio, conhecido popularmente como “ataque do coração”, ocorre quando as artérias que nutrem o músculo cardíaco são bloqueadas, impedindo seu funcionamento e privando todo o restante do organismo de receber nutrientes essenciais à vida.

Fórmulas mágicas não existem e é preciso mudanças permanentes no estilo de vida. (Foto: divulgação)

O excesso de colesterol é o principal responsável pela formação da aterosclerose, uma placa de gordura que obstrui o fluxo coronariano. Saiba como evitar esse problema conferindo dicas de como combater o colesterol alto.

Saiba como diminuir o colesterol alto através de refeições práticas e saudáveis.

Mudanças permanentes no estilo de vida

Pessoas com colesterol muito elevado, que já sofreu um infarto prévio ou que apresenta angina devem assumir o compromisso de diminuir os índices sérios de colesterol, adotando mudanças de hábitos diários, que devem ser mantidas por longo prazo. Isso significa evitar o famoso efeito “ioiô” do “engorda-e-emagrece”, que é maléfico à saúde e faz com que os níveis de colesterol se alterem.

É importante frisar que fórmulas mágicas, como farelo de arroz, alho, berinjela, farelo de aveia e óleo de peixe, já foram tidas como solução para esse problema e a ciência comprovou que, apesar de alguns métodos poderem ajudar, são incapazes de normalizar os níveis de gordura no sangue. Quando o assunto é saúde, procurar por soluções milagrosas não adianta.

Os produtos de origem animal são os principais responsáveis por aumentar o colesterol. (Foto: divulgação)

Evite gorduras saturadas

As gorduras saturadas são responsáveis por influenciar diretamente os níveis séricos de colesterol. Ela pode ser encontrada em produtos de origem animal, como os laticínios feitos a partir de leite integral, gordura de carne vermelha e pele de aves. Uma boa dica é verificar a quantidade de gordura saturada no rótulo dos alimentos, procurando escolher o que tiver menos.

Cuidado com as gorduras trans

A gordura trans é outra vilã da alimentação saudável. Apesar de ter origem vegetal, o que deveria torna-la, teoricamente, um tipo de lipídio benéfico à saúde, essa gordura passa por um processo de hidrogenação, onde são alteradas suas propriedades, tornando-a maléfica. A gordura trans é muito utilizada em produtos de confeitaria, sorvetes e margarina, estando presente em quase tudo o que é cremoso ou crocante.

Saiba o que é gordura trans e quais seus malefícios.

Mudanças alimentares

Manter uma alimentação saudável é fundamental. É importante adotar medidas como procurar ingerir maior quantidade de carboidrato complexo, que ajuda a matar e fome e evitar o consumo de carnes e guloseimas; preferir assar ou cozinhar os alimentos, ao invés de fritá-los no óleo e retirar a pele das aves antes de preparar.

Inclua os exercícios na rotina diária

Praticar regularmente exercícios aeróbicos é uma excelente maneira de aumentar os níveis de HDL, conhecido popularmente como “colesterol bom”, e responsável por diminuir os níveis das gorduras maléficas à saúde. O recomendado é praticar exercícios moderados, como a caminhada, por 30 a 45 minutos diários, durante o máximo de dias da semana.

Valores de referência do colesterol e suas frações. (Foto: divulgação)

O colesterol alto é um importante fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos, como a doença coronariana e o infarto agudo do miocárdio. A melhor maneira de evitar essas doenças é através do controle dos níveis séricos de gordura, que pode ser realizado com medidas simples, porém eficientes.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. emerson
    Publicado em 12/06/2014 às 8:53 AM [+]

    Qua as frutas que evita comemos para baixar o colesterou por favo mande umas receitas to tomando cha verde serar que e bom

  2. Karla
    Publicado em 06/08/2014 às 3:34 PM [+]

    Boa tarde Emerson, o chá verde reduz a combater o colesterol ruim, O chá provoca uma queda média de 10% a 12% no colesterol e as frutas que reduz o colesterol e a pressão alta são maça
    abacate, banana, limão, uva, acerola e morango .
    É muito importante evitar gordura saturada, cuidado com a gordura trans e manter uma alimentação saudável é fundamental.
    Obrigada Emerson Espero ter ajudado

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top